No fim de semana do Oscar, filmes indicados fazem sucesso

No fim de semana do Oscar, filmes indicados fazem sucesso

No fim de semana do Oscar, filmes indicados fazem sucesso

Em fim de semana de Oscar, o público mostra que está curioso por ver os longas indicados, e nos cinemas, não apenas em casa. 1917, Adoráveis Mulheres, Parasita e...

No fim de semana do Oscar, filmes indicados fazem sucesso
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Em fim de semana de Oscar, o público mostra que está curioso por ver os longas indicados, e nos cinemas, não apenas em casa. 1917, Adoráveis Mulheres, Parasita e o indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Entre Facas e Segredos alcançaram excelente bilheteria até a noite da premiação, e podem continuar caso se segurem bem nos cinemas.

 


1917, por exemplo, manteve-se numa excelente terceira posição mesmo após quase um mês em cartaz em toda a América do Norte. O longa faturou mais US$ 9 milhões e agora possui US$ 132,5 milhões na bilheteria americana. Trata-se da segunda maior bilheteria para um longa sobre a Primeira Guerra Mundial (sempre renegada nos cinemas americanos, em comparação com a muito mais cinematográfica Segunda Guerra), atrás apenas de… Mulher-Maravilha, o blockbuster da DC que faturou US$ 413 milhões. No entanto, o longa já superou filmes como os épicos de Steven Spielberg e David Lean Cavalo de Guerra e Lawrence da Arábia. Nada disso leva em conta a inflação (os US$ 45 milhões de Lawrence em 1962 seriam US$ 495 milhões hoje em dia), mas talvez o sucesso do filme leve a mais produções sobre a Grande Guerra.

 


Entre os indicados deste ano, 1917 só fica atrás do megahit Coringa (US$ 335 milhões) e do sucesso de Tarantino Era Uma Vez Em… Hollywood (US$ 142,4 milhões). No entanto, o drama de guerra deve ultrapassar este último nos próximos dias, e também muito provavelmente indicados passados ao maior prêmio da indústria do cinema americano, como Os Miseráveis (US$ 148,8 milhões), Trapaça (US$ 150 milhões), La La Land (US$ 151,1 milhões) e Django Livre (US$ 162,8 milhões).

 


 


Considerando que quase dois terços dos indicados ao Oscar de Melhor Filme (incluindo os lançados pela Netflix) não arrecadaram sequer US$ 100 milhões na bilheteria americana, pode-se dizer que 1917 está muito acima da média. Trata-se de um autêntico blockbuster criado pela temporada de premiações, muito como os citados La La Land, Django Livre e os também muito violentos Bravura Indômita (US$ 171 milhões), O Regresso (US$ 184 milhões) e Dunkirk (US$ 190 milhões).

 

Também indicado ao prêmio de Melhor Filme, Adoráveis Mulheres possui bons US$ 102,6 milhões após sete semanas em cartaz, mais ou menos na média para um filme indicado desta década. Mesmo que não leve muitas estatuetas, o elogiado filme de Greta Gerwig deve superar as bilheterias não ajustadas do indicado em 2011 Cisne Negro (US$ 107 milhões) e do indicado em 2014 Capitão Phillips (US$ 107,1 milhões).

 

Ford vs Ferrari, com US$ 116,3 milhões, praticamente empatou com O Lobo de Wall Street, com US$ 117 milhões. Finalmente, o sul-coreano Parasita chegou a US$ 35 milhões. Pode não parecer muito, porém trata-se da sexta maior bilheteria nos EUA (não ajustada) para um filme de língua não-inglesa, impressionante quando a indisposição dos norte-americanos em ver longas de outros países e preferir aguardar pelo remake Hollywoodiano virou motivo de piada. Além disso, trata-se do maior sucesso da pequena distribuidora Neon, que lançou o muito comentado longa de Bong Joon-Ho e atual vencedor do Oscar de Melhor Filme na América do Norte com estrondoso sucesso e uma estratégia vencedora nas premiações e bilheterias.

 

 

Afora isso, muitos longas não foram indicados ao prêmio principal da Academia, mas ainda assim conquistaram imenso sucesso nas bilheterias. É o caso de Entre Facas e Segredos, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, que arrecadou excelentes US$ 159 milhões nos EUA, por enquanto mais do que qualquer indicado ao Oscar de Melhor Filme afora Coringa. Finalmente, o suspense Jóias Brutas, muito comentado na internet por trazer unanimemente a melhor atuação da carreira do comediante Adam Sandler e premiado no Independent Spirit Awards, possui quase US$ 50 milhões, a maior bilheteria da pequena distribuidora independente A24, responsável por alguns dos filmes indie mais aclamados e ousados dos últimos anos (Sob a Pele, Ex_Machina: Instinto Artificial, A Bruxa, O Lagosta, O Farol, o vencedor do Oscar de Melhor Filme Moonlight, entre outros).

 

Bilheteria internacional

 

Não é apenas nos EUA onde os filmes indicados tem feito sucesso. 1917 arrecadou US$ 155 milhões fora da América do Norte e tem um total global de US$ 287,3 milhões, a terceira maior bilheteria global entre os indicados deste ano, atrás apenas do bilionário Coringa e de Era Uma Vez Em… Hollywood (US$ 371 milhões). Quer 1917 ultrapasse o filme de Tarantino ou não, tendo custado US$ 100 milhões, o filme já é lucrativo para seus estúdios. Ou seja, cumpriu seu objetivo de trazer prestígio e dinheiro a eles.

 

Ford vs Ferrari tem US$ 218 milhões globalmente. O filme não deve ser lucrativo para seu estúdio, a Fox, digo, Disney, dado o seu orçamento de US$ 100 milhões. Ainda assim, este é o tipo de longa que agora os novos donos da extinta Raposa querem apostar, o tipo de filme que traz prestígio entre críticos e premiações para os estúdios. 

 

Outro filme da Fox (agora Searchlight Pictures, também possuída pela Disney) na temporada deste ano é Jojo Rabbit. Nos EUA, a comédia sombria de Taika Waititi vencedora do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado não decolou muito, com apenas US$ 30 milhões. Globalmente, porém, o garotinho alemão e seu amigo Hitler imaginário se saíram muito melhor, com US$ 44 milhões na bilheteria internacional para um total de US$ 74,2 milhões. É um valor mais de 5 vezes superior ao seu orçamento de US$ 14 milhões, tornando o longa mais lucrativo do que Ford vs Ferrari, e um número global decente para um filme envolto em tanta controvérsia (quem diria que Coringa não foi o longa mais polêmico da atual temporada, hein?).

 

 

Adoráveis Mulheres também deve ser bastante lucrativo. Sua bilheteria global de US$ 177 milhões é quase quatro vezes e meia superior ao seu custo de produção de US$ 40 milhões. Finalmente, Parasita possui US$ 167 milhões em todo o globo, US$ 72 milhões dos quais vieram de seu país de origem, a Coréia do Sul, onde lá o longa é uma das maiores bilheterias da história.

 

O sucesso de filmes adultos como 1917, Adoráveis Mulheres e Era Uma Vez Em… Hollywood, surpreendentes como Entre Facas e Segredos e ousados como Parasita, Coringa e Jóias Brutas é boa notícia para o cinema em todo o mundo. Mostra que o público está disposto a comparecer a longas distintos, aclamados e com visões únicas de seus cineastas, e não apenas aos blockbusters da Marvel ou aos remakes de desenhos animados da Disney. E um grande recado na era em que os serviços de streaming tentam ser ainda mais fortes.

 

E você, qual seu filme preferido do Oscar do último ano? Algum dos indicados ao prêmio de Melhor Filme? Ou um dos “deixados de fora”, como Jóias Brutas? Comente com a gente.

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