Toda a bilheteria brasileira despenca com o coronavírus

Não foi só nos EUA que as bilheterias despencaram. Aqui no Brasil também foi um fim de semana particularmente tenebroso para os cinemas, conforme salas fecharam e o público...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago
Publicado em 18/3/2020 - 16h16


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Não foi só nos EUA que as bilheterias despencaram. Aqui no Brasil também foi um fim de semana particularmente tenebroso para os cinemas, conforme salas fecharam e o público evitou comparecer às salas escuras, visando evitar que o coronavírus se espalhe.

O líder no fim de semana foi o novo filme de ação com Vin Diesel, Bloodshot. Tal longa estreou levando 144 mil pessoas aos cinemas, e arrecadando R$ 2,4 milhões. Trata-se de uma estreia bastante inferior às dos também protagonizados por Diesel xXx: Reativado (430 mil ingressos no primeiro fim de semana) e O Caçador de Bruxas (630 mil), para não falar nada dos capítulos da franquia Velozes & Furiosos. Por aqui, Diesel ainda continua atraindo o público aos cinemas, de modo que Bloodshot talvez pudesse ter uma bilheteria decente se não fosse a epidemia de COVID-19.

Publicidade

Todos os outros longas anteriores levaram menos de 100 mil pessoas às salas escuras. Nova animação da Pixar, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica vendeu apenas 91 mil ingressos. No total, o longa já levou quase 450 mil pessoas aos cinemas após duas semanas em cartaz, com uma fraca arrecadação de R$ 7,43 milhões. Para piorar, ele também sofreu uma queda de imensos 64% no público em comparação com sua estreia na semana passada. Com isso, Dois Irmãos agora é de longe o filme da Pixar que mais caiu da primeira para a segunda semana. 

Publicidade

Trata-se de uma queda similar à de Deadpool 2, que despencou 62% em sua segunda semana, quando o país sofreu outra crise que, tal como o coronavírus, também impediu as pessoas de irem aos cinemas: a greve dos caminhoneiros de maio de 2018. Na ocasião, o Mercenário Tagarela se recuperou na semana seguinte, conforme a greve chegou a um fim. Será que Dois Irmãos terá a mesma sorte?

O coronavírus também tem causado dano real a outros longas. Sonic: O Filme, por exemplo, vendeu apenas 73 mil ingressos, chegando a um total de 2,97 milhões. Isso, porém, efetivamente mata as chances do filme de sair de cartaz tendo vendido entre 3,2 milhões e 3,5 milhões de ingressos que eu havia predito há duas semanas. Ou seja, o longa só não chegou a números maiores porque a epidemia não o permitiu.

Publicidade

É também o caso de O Homem Invisível: assistido por 590 mil pessoas até o momento, o filme já alcançou um público maior do que o de Nós, lançado no ano passado (embora, para ser justo, o terror de Jordan Peele estivesse competindo com Capitã Marvel). Porém, O Homem Invisível talvez pudesse chegar à marca de 1 milhão de espectadores se não fosse o coronavírus, graças ao seu ótimo boca a boca.

Publicidade

Para os cinemas, agora será um período difícil, de muitas perdas. Enquanto a crise ocorrer, só ficarão em cartaz poucos filmes, a maioria de qualidade duvidosa, enquanto muitas pessoas corretamente esperam ser seguro voltar aos cinemas novamente para aí assistirem aos longas mais aguardados de 2020. Até isso acontecer, muitos preferirão ficar em casa, assistindo séries em serviços de streaming.

Só espero que retornem às salas escuras conforme for seguro fazê-lo.

Publicidade



Sair da versão mobile