Tenet é a melhor estreia no Brasil desde o início da pandemia
O diretor Christopher Nolan é um grande defensor da experiência cinematográfica. Para ele, a melhor forma de se apreciar um filme é numa sala escura de cinema com a...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 5/11/2020 - 13h42
O diretor Christopher Nolan é um grande defensor da experiência cinematográfica. Para ele, a melhor forma de se apreciar um filme é numa sala escura de cinema com a maior tela possível e o melhor sistema de som. E, a julgar pelos números de bilheteria, muitos brasileiros concordam com ele, quer estejamos numa pandemia ou não.
O novo filme do diretor, a ficção científica de ação Tenet, estreou arrecadando R$ 1,4 milhão e vendendo 77 mil ingressos ao longo do fim de semana. Se somarmos com os números do feriado na segunda, o longa já tem R$ 2 milhões em bilheteria e 106 mil ingressos vendidos. Trata-se da maior bilheteria de estreia desde março, quando os cinemas fecharam por conta da pandemia.
As salas IMAX foram responsáveis por uma grande parte desse resultado: seis das salas que mais contribuíram com a bilheteria do filme no Brasil todo pertencem ao consagrado formato.
Claro que, se compararmos com os outros filmes do diretor, trata-se de sua menor bilheteria de abertura desde Amnésia, lançado em 2000. Por outro lado, uma das vantagens da pandemia é justamente ter uma longa carreira nos cinemas, sem concorrentes muito poderosos. Os competidores de Tenet, como o terror da Marvel Os Novos Mutantes e a animação infantil Scooby!: O Filme, tem tido quedas minúsculas semana após semana.
É de se esperar que a carreira de Tenet na bilheteria brasileira vá até o Natal. Por isso, se formos otimistas e imaginarmos uma carreira similar à de A Origem (cujo boca a boca pós estreia foi tão bom que sua abertura representou apenas 18% do que veio a ser sua bilheteria final), Tenet sai de cartaz tendo levado 425 mil pessoas aos cinemas, um público decente considerando as circunstâncias.
Por outro lado, performances similares às da trilogia d’O Cavaleiro das Trevas levam o longa a sair de cartaz com um público entre 346 mil e 383 mil. Na hipótese pessimista, uma performance parecida com a de Interestelar dá a Tenet um público de 306 mil pessoas, enquanto na hipótese realmente pessimista ele tem um desempenho parecido com Dunkirk (34% do público na abertura) e sai de cartaz com 229 mil espectadores.
Claro, não é prudente estimar perspectivas de bilheteria com base em filmes lançados antes da pandemia, porém o filme terá as grandes salas totalmente para si pelas próximas semanas. Se o boca a boca for positivo, ele poderá sair de cartaz com bons números dadas as circunstâncias.