Super Mario Bros já foi visto por mais de 6 milhões de pessoas no Brasil
Super Mario Bros segue consistente nas bilheterias do Brasil mesmo após a estreia de filme da Marvel e é o maior filme do ano.
Compartilhe: Tiago
Publicado em 16/5/2023 - 21h59
Em seu sexto fim de semana em cartaz no Brasil, Super Mario Bros.: O Filme faturou R$ 3,91 milhões e vendeu 186 mil ingressos na bilheteria.
Ao todo, a animação da Illumination possui R$ 126,3 milhões de faturamento e 6,23 milhões de ingressos vendidos, o que faz dela a maior bilheteria de 2023 no Brasil.
A adaptação dos games da Nintendo segue se mantendo em um decente segundo lugar desde que o concorrente da Marvel Guardiões da Galáxia Vol. 3 estreou. Ainda assim, é possível que sua carreira esteja chegando ao fim, considerando a queda de 43% no público em relação à semana anterior, consistente com animações já na fase final.
Além disso, as próximas semanas serão lotadas de novidades (saiba mais aqui), que tirarão salas e a atenção do público de Mario. Inclusive a grande estreia desta quinta-feira, Velozes & Furiosos 10, é também distribuída pela Universal, que agora precisa se concentrar em seu novo lançamento.
Então, considerando que Super Mario não deve ir muito além de seus números atuais, como sua carreira se compara com a de outros sucessos animados? Bem, graças aos preços inflados dos ingressos em 2023, os irmãos encanadores já se encontram entre as 3 maiores arrecadações para uma animação da história, atrás apenas de Os Incríveis 2 (R$ 145 milhões) e O Rei Leão de 2019 (R$ 266 milhões) – este último dependendo se você o considera animação ou não.
Já no público, a posição de Super Mario Bros ainda é alta, mas com bem mais longas à sua frente. São hits pré-pandêmicos como Shrek para Sempre, Toy Story 4, Frozen II (que encerraram na casa dos 7 milhões de ingressos vendidos), A Era do Gelo 4, Procurando Dory, Minions (que conseguiram superar a barreira dos 8 milhões), Meu Malvado Favorito 3, A Era do Gelo 3 e Os Incríveis 2 (estes últimos tendo superado a casa dos 9 milhões, com o longa de heróis da Pixar quase chegando nos 10 milhões).
O que todos eles têm em comum? Não só a sorte de terem estreado antes da Covid-19 fechar as salas e prejudicar seriamente o cinema para crianças como também o fato de terem saído na época das férias escolares, o que lhes permitiu alcançar públicos imensos. Já Mario, que saiu em abril, teve sua performance bastante concentrada nos fins de semana, algo exacerbado pelos três feriados prolongados que pegou em sua carreira.
O desempenho do filme de games, ainda que bom, foi muito similar ao de Rio, outra animação que saiu no mês de abril, lá no longínquo ano de 2011. Ao final de seu sexto fim de semana, Rio, tal como Mario, também estava em torno da casa dos 6 milhões de ingressos vendidos. No fim das contas, ele saiu de cartaz com um público de 6,37 milhões.
Os fins de semana de Super Mario Bros figuram entre os melhores da história para animações. Mas sem a ajuda das férias, seu público acumulado acabou ficando abaixo do total de outros blockbusters passados de performance similarmente forte.
Aliás, é justamente a falta das férias que vai fazer com que Mario não ultrapasse o público da animação pós-pandemia mais assistida no Brasil: Minions 2: A Origem de Gru (6,98 milhões de pagantes). Este outro filme da Illumination, para a surpresa de ninguém, foi lançado nas férias de julho de 2022, mas permaneceu forte até depois disso graças à falta de blockbusters em cartaz por meses, ocasionada pela pandemia prejudicando as produções de Hollywood.
Claro, Mario pode dar a sorte de permanecer em cartaz mesmo frente à intensa onda de novos filmes. Mas não é algo em que eu apostaria.
E você, o que achou do desempenho de Super Mario Bros? Comente conosco aí embaixo ou em nossas redes!
[fonte: Filme B]