Graças à Semana do Cinema, bilheterias crescem 40% em setembro no Brasil

Bilheterias no Brasil tiveram um mês de setembro em alta graças à Semana do Cinema, que concentrou quase metade do público mensal.

Bilheterias crescem em setembro no Brasil
REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago
Publicado em 6/10/2022 - 17h53

Graças ao esforço coletivo de toda a indústria de exibição, que por uma semana ofereceu ingressos a preços promocionais em todo o Brasil, as bilheterias de setembro fecharam o mês em alta.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Segundo dados da FilmeB, entre 1º e 30 de setembro os cinemas brasileiros venderam 6,9 milhões de ingressos, registrando um aumento de 41% em relação a agosto. Do público total do mês, 48% foi registrado na Semana do Cinema, entre 15 e 22 de setembro, quando ingressos em quase todas as redes ficaram a preços promocionais.

O faturamento do mês foi de R$ 104,2 milhões. Trata-se de um crescimento de 14% em comparação com agosto, o que mostra que os ingressos a preços mais baratos também compensaram financeiramente para os cinemas.

Publicidade

Como a pandemia obrigou o adiamento da estreia de grandes blockbusters (ou levou potenciais sucessos de bilheteria para o streaming, mas isso é conversa para outra hora), a Semana do Cinema foi crucial em ajudar filmes menores e de distribuidoras independentes a alcançarem excelentes números.

O maior beneficiário disso foi o terror Órfã 2: A Origem, que se aproveitou da promoção para construir seu boca a boca e agora está próximo dos 2 milhões de ingressos vendidos. A prequel sobre a vilã Esther não só é o primeiro filme da pequena distribuidora Diamond a bater essa marca como também é o primeiro terror desde It: Capítulo Dois, lançado em setembro de 2019, a chegar lá.

Publicidade

Além dele, outros longas ajudaram na boa performance do mês, como a comédia romântica Ingresso para o Paraíso (mais de 670 mil de público desde sua abertura no dia 8/9) e o drama de guerra A Mulher Rei (572 mil desde 22/9). Entre os veteranos, os destaques foram Não! Não Olhe! (828 mil desde sua estreia em agosto, sendo que 620 mil desse total foram só em setembro) e Minions 2: A Origem de Gru (6,8 milhões desde julho, sendo 433 mil apenas em setembro).

Publicidade

Em outras palavras, as últimas semanas foram carregadas nas costas por filmes menores ou independentes, com Minions 2 sendo o único blockbuster. Isso mostra que uma indústria sadia não deve depender apenas dos grandes arrasa-quarteirões hollywoodianos, mas também de longas menores e locais.

E você, foi ao cinema em setembro?

Publicidade

Continue ligado no Legado Plus!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile