Graças à Semana do Cinema, bilheterias crescem 40% em setembro no Brasil
Bilheterias no Brasil tiveram um mês de setembro em alta graças à Semana do Cinema, que concentrou quase metade do público mensal.
Compartilhe: Tiago
Publicado em 6/10/2022 - 17h53
Graças ao esforço coletivo de toda a indústria de exibição, que por uma semana ofereceu ingressos a preços promocionais em todo o Brasil, as bilheterias de setembro fecharam o mês em alta.
Segundo dados da FilmeB, entre 1º e 30 de setembro os cinemas brasileiros venderam 6,9 milhões de ingressos, registrando um aumento de 41% em relação a agosto. Do público total do mês, 48% foi registrado na Semana do Cinema, entre 15 e 22 de setembro, quando ingressos em quase todas as redes ficaram a preços promocionais.
O faturamento do mês foi de R$ 104,2 milhões. Trata-se de um crescimento de 14% em comparação com agosto, o que mostra que os ingressos a preços mais baratos também compensaram financeiramente para os cinemas.
Como a pandemia obrigou o adiamento da estreia de grandes blockbusters (ou levou potenciais sucessos de bilheteria para o streaming, mas isso é conversa para outra hora), a Semana do Cinema foi crucial em ajudar filmes menores e de distribuidoras independentes a alcançarem excelentes números.
O maior beneficiário disso foi o terror Órfã 2: A Origem, que se aproveitou da promoção para construir seu boca a boca e agora está próximo dos 2 milhões de ingressos vendidos. A prequel sobre a vilã Esther não só é o primeiro filme da pequena distribuidora Diamond a bater essa marca como também é o primeiro terror desde It: Capítulo Dois, lançado em setembro de 2019, a chegar lá.
Além dele, outros longas ajudaram na boa performance do mês, como a comédia romântica Ingresso para o Paraíso (mais de 670 mil de público desde sua abertura no dia 8/9) e o drama de guerra A Mulher Rei (572 mil desde 22/9). Entre os veteranos, os destaques foram Não! Não Olhe! (828 mil desde sua estreia em agosto, sendo que 620 mil desse total foram só em setembro) e Minions 2: A Origem de Gru (6,8 milhões desde julho, sendo 433 mil apenas em setembro).
Em outras palavras, as últimas semanas foram carregadas nas costas por filmes menores ou independentes, com Minions 2 sendo o único blockbuster. Isso mostra que uma indústria sadia não deve depender apenas dos grandes arrasa-quarteirões hollywoodianos, mas também de longas menores e locais.
E você, foi ao cinema em setembro?
Continue ligado no Legado Plus!