God of War: Os cinco melhores clones da franquia; confira
Antes de sua reinvenção em 2018, a franquia God of War criou um nicho para si mesma e se tornou um subgênero. A combinação entre gameplays, cenas cinematográficas, ação...
Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 15/2/2022 - 03h48
Antes de sua reinvenção em 2018, a franquia God of War criou um nicho para si mesma e se tornou um subgênero. A combinação entre gameplays, cenas cinematográficas, ação exagerada e jogabilidade hack and slash gerou uma legião de imitadores procurando recriar o estilo e a sensação das aventuras épicas de Kratos.
LEIA MAIS!
-
God of War: Por que o machado Leviathan é compatível ao Mjölnir de Thor
-
God of War: Saga ainda pode chegar aos dias modernos; entenda
-
Mod de God of War traz Kratos com seu visual original; confira
Como qualquer subgênero de jogos, houveram momentos de altos e baixos. No entanto, para cada título licenciado que pegou a jogabilidade de God of War e a colocou em um IP existente sem qualquer inovação, havia outros que pegaram a fórmula da Santa Monica Studio e a levaram em algumas direções interessantes.
Castlevania: Lords Of Shadow
A franquia Castlevania lutou em suas tentativas de criar um jogo 3D de sucesso – tanto que o mentor de Metal Gear, Hideo Kojima, foi convocado para reiniciar a série. Seus esforços, ao lado do desenvolvedora MercurySteam, culminaram em Castlevania: Lords of Shadow.
Um casamento entre a estética gótica de Castlevania e a jogabilidade hack-and-slash, a influência de God of War em Lords of Shadow pode ser vista claramente nos gigantescos chefes do jogo, chamados Titãs. Também foi sentido na arma atualizável do jogo, o Combat Cross. Para fãs sem hardware mais antigo, Lord of Shadows está disponível via retrocompatibilidade nos consoles do Xbox.
Feito pelos desenvolvedores dos jogos de Dead Space, Dante’s Inferno é uma versão hack-and-slash da literatura clássica e mitologia católica. Aposar de ser muito parecido com as aventuras de Kratos, o jogo merece ser avaliado por seus próprios méritos, pois é um sólido hack and slash em um cenário único.
Os interessados podem jogar Dante’s Inferno via retrocompatibilidade nas plataformas do Xbox. Os assinantes de longa data do Games With Gold já podem tê-lo, pois foi oferecido gratuitamente em novembro de 2018. Também está disponível para jogadores do Xbox por meio de uma assinatura do EA Play, sozinho ou com o Game Pass Ultimate.
O primeiro jogo da franquia Darksiders teve tantos elementos de God of War que é justo chamá-lo de clone, apesar de se inspirar também em vários outros jogos da época. O apocalipse bíblico de Darksiders permite tanto espetáculo quanto a visão de God of War sobre a mitologia grega.
Em 2016, a atual editora de Darksiders, Nordic Games, lançou uma edição remasterizada chamada Warmastered Edition para consoles e PCs. Os jogadores do Xbox podem jogar a edição original por meio de compatibilidade com versões anteriores e já podem tê-lo no Games With Gold.
Heavenly Sword foi posicionado como o herdeiro de God of War e um vendedor de PlayStation 3 em seu lançamento em 2007. Embora não tenha funcionado dessa maneira, o jogo ainda é um título sólido de hack-and-slash que tem muito estilo.
O jogo é também um dos poucos clones de God of War com uma protagonista feminina, com Nariko (interpretada pela atriz de Anna Torv) se destacando em um gênero ainda dominado por personagens masculinos.
Infelizmente, Heavenly Sword é difícil de acessar hoje em dia, pois só pode ser jogado no PlayStation 3. E considerando o fato de que a desenvolvedora Ninja Theory agora é propriedade da Microsoft, as chances de Heavenly Sword Espada receber um relançamento são baixas.
É raro um videogame ser visto como melhor do que o filme em que se baseia, mas o jogo baseado no pior filme do Wolverine é realmente muito bom. X-Men Origins: Wolverine é um raro jogo de filme que combina com seu personagem-título.
A versão Uncaged, lançada para Xbox 360, PlayStation 3 e PC em 2009, captura as emoções viscerais de assistir Wolverine fazer o que ele faz de melhor. É um jogo que os fãs esperam que a Insomniac Games tome notas à medida que desenvolve um título exclusivo do PlayStation estrelado pelo herói.
Infelizmente, X-Men Origins: Wolverine perdeu a compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X|S, provavelmente devido a problemas de licenciamento. O jogo foi retirado das lojas online, incluindo o Steam, em 2014, então a única maneira de jogá-lo é ter um disco físico para o PlayStation 3 ou Xbox 360.
Mas e você, já jogou algum desses? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!
Para mais novidades sobre o mundo dos games, fique de olho no Legado Plus.