Daft Punk anuncia fim das atividades. Relembre o legado da dupla
Na última segunda feira, o duo francês de música eletrônica Daft Punk anunciou o fim da parceria que já durava vinte e oito anos. A notícia do fim do...
Compartilhe: Yuri Gonçalves
Publicado em 27/2/2021 - 13h16
Na última segunda feira, o duo francês de música eletrônica Daft Punk anunciou o fim da parceria que já durava vinte e oito anos. A notícia do fim do aclamado projeto veio por meio de um vídeo de quase oito minutos intitulado “Epilogue”. A produção contem partes de Electroma, filme lançado em 2006 pela dupla, incluindo uma cena em que os dois se explodem. Veja:
Formado por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, a história do Daft Punk começa quando os dois amigos de escola que haviam se unido para formar uma banda de indie rock passaram a experimentar drum machines e sintetizadores. A lenda diz que o nome do projeto veio de uma das primeiras criticas ao som da dupla: “um lixo punk maluco” (daft punky trash).
Reconhecidos (ou seria desconhecidos?) por seus capacetes, o Daft Punk desenhou sua história também visualmente. As próprias personas de dois robôs nos comunicavam sobre a sonoridade retro futurista da dupla. Isso torna ainda mais simbólico que o anúncio do fim da parceria tenha vindo em um vídeo. Revisitando os videoclipes do duo, podemos relembrar momentos que fizeram do Daft Punk um dos grandes nomes da indústria musical:
1997 | Homework
O hipnótico clipe de “Around the World” era um hit na MTV. Dirigido por Michel Gondry, o vídeo ajudou a projetar o Daft Punk mundialmente assim como o diretor, que anos depois ficou conhecido pelo seu “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”.
2001 | Discovery
O segundo disco “Discovery” marcou uma virada na sonoridade da dupla e junto um grande passo na afinidade com o audiovisual. Em parceria com a Toei Animation, cada uma das faixas ganhou videos que sequencialmente formavam o filme Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. A história começa com um dos grandes sucessos da dupla, “One More Time“.
2005 | Humam After All
Propondo uma sonoridade mais “suja”, o álbum “Humam After All” pode ser bem apresentado pelo single “Technologic“. Abusando do minimalismo e dissonâncias, o vídeo traz a mesma energia dos antigos comerciais bizarros da MTV. Vale o aviso.
2007 | Stronger
Agora o Daft Punk era fonte. Para compor “Stronger“, o rapper Kanye West usou como base a canção “Harder, Better, Faster, Stronger” do duo francês. O video gravado no Japão traz referência principalmente ao anime Akira e traz participação da dupla como personagens.
2010 | Tron: O Legado
A dupla foi convidada pelo diretor Joseph Kosinski para compor a trilha original do filme Tron: O Legado. Novamente se valendo de suas personas robóticas, os dois atuam como personagens dentro do longa. O projeto acabou não alcançando o sucesso que a Disney esperava, mas a trilha ganhou vida própria, muitas vezes sendo mais lembrada do que o longa.
2016 | Starboy
Evidenciando seu trabalho também como produtores, o Daft Punk colaborou com diversos artistas. Um dos maiores êxitos da dupla francesa foi o trabalho junto com o cantor The Weeknd. A mistura de electropop e R&B ganhou reconhecimento chegando a primeiro lugar em diversas paradas mundiais.
2013 | Random Access Memories
Mas a consagração do Daft Punk já havia chegado anos antes. Voltando no tempo, o duo caminhou até as bases do pop eletrônico nos anos 1970 para compor o seu “Random Access Memories”. Investigando a música dançante, os artistas fizeram mão dos samples para investir numa sonoridade mais orgânica, com músicos reais. Ao lado de colaboradores, em especial Nile Rodgers da banda CHIC, compôs um álbum recheado de sucessos, como “Lose Yourself to Dance” “Doin’ It Right” e o super hit Get Lucky.
Apesar dos anos que agora já separam o lançamento deste último disco da dupla francesa, é poético como eles conseguiram ir daqueles que mixavam sons para se tornarem aqueles que produziram material fonte para viagens sonoras de futuras gerações. Obrigado pelo trabalho, Daft Punk.