Coringa é o primeiro filme para maiores a faturar mais de US$ 900 milhões!
A esse ponto, já é quase inevitável: Coringa vai se tornar o primeiro filme de classificação mais alta, e o quarto da DC (após os dois últimos da trilogia...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 5/11/2019 - 11h34
A esse ponto, já é quase inevitável: Coringa vai se tornar o primeiro filme de classificação mais alta, e o quarto da DC (após os dois últimos da trilogia do Cavaleiro das Trevas de Nolan e Aquaman) a faturar mais de US$ 1 bilhão globalmente. Aliás, é provável que o filme ultrapasse Batman: O Cavaleiro das Trevas (US$ 1.004 bilhão) e se torne a maior bilheteria para um longa com uma aparição do vilão com maquiagem de palhaço. É um sucesso de proporções épicas para esta história de origem do sinistro personagem – e um que irá lhe dar bastante forças na próxima temporada do Oscar.
Na bilheteria americana, o longa, apesar de estar a cinco semanas em cartaz, conseguiu se manter em um inacreditável segundo lugar no ranking das maiores bilheterias do último fim de semana, faturando mais que filmes mais recentes como Malévola: Dona do Mal e Zumbilândia: Atire Duas Vezes. Faturando cerca de US$ 13,5 milhões no fim de semana, Coringa sofreu uma queda de apenas 27,7% em relação à semana anterior. Em outras palavras: o filme está tendo um boca a boca excelente nos EUA e se segurando de maneira espetacular nas bilheterias.
No total, o filme possuía até a noite de domingo US$ 299,1 milhões e já deve ter ultrapassado a marca dos US$ 300 milhões quando você estiver lendo esse artigo. Sem ajustar pela inflação, trata-se da 7ª maior bilheteria americana para um filme da DC (atrás de O Cavaleiro das Trevas, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman vs Superman e Esquadrão Suicida) e o 6º filme de classificação mais restrita, perdendo apenas para A Paixão de Cristo, Deadpool, Sniper Americano, It: A Coisa e Deadpool 2.
Para se ter uma ideia, o longa obteve o terceiro maior quinto final de semana para um filme da DC nos EUA, logo atrás de O Cavaleiro das Trevas (US$ 16,3 milhões) e Mulher-Maravilha (US$ 15,7 milhões), dois outros filmes da editora que, tal como Coringa, tiveram excelentes desempenhos pós-estreia. O Príncipe Palhaço do Crime, aliás, teve quedas menores do quarto para o quinto fim de semana do que os dois blockbusters estrelados por Christian Bale e Gal Gadot.
Aliás, Coringa caiu menos e faturou mais do que o colega de Warner Bros. Gravidade em seu quinto fim de semana em novembro de 2013 (US$ 12,8 milhões; 36,3%), e obteve portanto a maior bilheteria na quinta semana para um filme que estreou em outubro. O aclamado e indicado a prêmios Gravidade foi, tal como Coringa vem sendo, o principal blockbuster em cartaz por semanas a fio, embora, diferentemente do palhaço homicida, a ficção científica estrelada por Sandra Bullock e George Clooney estivesse disputando com concorrentes fraquíssimos, como filmes infantis de qualidade discutível (Tá Chovendo Hambúrguer 2, Bons de Bico) e comédias recebidas com péssimas críticas (Vovô Sem Vergonha, Última Viagem a Vegas) – apenas Capitão Phillips lhe representava concorrência relevante para o público adulto.
Gravidade encerrou o ano de 2013 tendo faturado US$ 254,8 milhões nos EUA, antes de ser relançado pela Warner em janeiro do ano seguinte como parte de sua campanha no Oscar. Caso algo similar aconteça com Coringa, o longa deve terminar o ano com pouco menos de US$ 350 milhões na bilheteria americana, acima de longas como Esquadrão Suicida, Batman vs Superman, Aquaman, It e Deadpool 2. Um hipotético relançamento em janeiro serviria não apenas para promover o longa no Oscar como também para que ele pudesse fazer uma tentativa de conquistar mais um cobiçado recorde: o de maior bilheteria americana (não ajustada) para um filme de censura mais restrita, ultrapassando os US$ 370 milhões de A Paixão de Cristo.
Será que tal recorde, que Deadpool tentou e não conseguiu obter, será finalmente quebrado pelo Príncipe Palhaço do Crime?
Na bilheteria internacional, Coringa vem se segurando de maneira até melhor do que nos EUA: faturando US$ 37 milhões em 79 mercados, o longa despencou apenas 24% em comparação com o fim de semana anterior. A França foi o principal mercado do longa esta semana, com US$ 5,4 milhões, queda de apenas 8% e total de US$ 35,7 milhões. Na Alemanha, outros US$ 4,3 milhões, com o longa em segundo lugar atrás de um filme local, queda de 11% e total de US$ 32,9 milhões. No Reino Unido, o filme teve uma queda de 29%, se manteve em primeiro lugar e tem no total incríveis US$ 64,1 milhões, enquanto no Japão sua queda foi igualmente ínfima, de apenas 17%, para um total de US$ 37,5 milhões. Já na Espanha e na Itália o longa na realidade teve uma bilheteria superior neste fim de semana do que no anterior, com aumentos de 8% e 7%, respectivamente.
Até o momento, seus 5 maiores mercados são o Reino Unido, México (US$ 41,7 milhões), Japão, Coréia do Sul (US$ 37,3 milhões) e França. Trata-se da maior bilheteria da história para um filme da Warner Bros. em 19 mercados, e a maior da DC em 36 deles.
No total, Coringa possui inacreditáveis US$ 634,4 milhões na bilheteria internacional – o 3º maior total para um filme da DC, embora o filme vá ultrapassar o segundo colocado, O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 636 milhões) nos próximos dias. Some isso com a bilheteria americana e o filme tem um total de incríveis US$ 936 milhões. Trata-se da 11ª maior bilheteria global para a Warner, logo atrás de 4 filmes do Harry Potter, a trilogia O Hobbit e três filmes da DC (os dois últimos do Batman de Nolan e Aquaman). Uma vez que o filme ultrapassar a casa do bilhão, vai saltar também para a sexta posição entre os filmes da Warner.
Finalmente, parafraseando Star Trek, Coringa chegou aonde nenhum filme de classificação mais alta havia chegado antes: até então, nenhum longa de censura R havia ultrapassado a marca dos US$ 800 milhões, quanto mais dos US$ 900 milhões. Agora o filme deverá ser o primeiro a deixar para trás a casa do bilhão.
Qual será o próximo? Os longas do Deadpool parecem ter um teto de US$ 780 milhões, mas será que uma hipotética integração ao MCU levaria o Mercenário Tagarela a quebrar essa marca? Por enquanto, algo me diz que só um longa tão ousado e inesperado quanto Coringa pode repetir o incrível feito de Arthur Fleck, desde já uma das mais inacreditáveis histórias de sucesso nas bilheterias mundiais desta década.
Bilheteria EUA 01/11/19 a 03/11/19:
Filme | Semanas em cartaz | Renda no fim de semana (em US$) | Renda acumulada (em US$) |
1- O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio | 1 | 29.033.832 | 29.033.832 |
2- Coringa | 5 | 13.500.116 | 299.187.108 |
3- Malévola: Dona do Mal | 3 | 13.090.680 | 85.240.391 |
4- Harriet | 1 | 11.676.720 | 11.676.720 |
5- A Família Addams | 4 | 8.296.007 | 85.092.007 |
6- Zumbilândia: Atire Duas Vezes | 3 | 7.424.626 | 59.381.788 |
7- A Hora da sua Morte | 2 | 5.768.282 | 17.684.318 |
8- Black and Blue | 2 | 4.137.341 | 15.529.819 |
9- Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe | 1 | 3.500.454 | 3.500.454 |
10- Arctic Dogs | 1 | 2.901.335 | 2.901.335 |