Barbie lidera as bilheterias americanas e mundiais com números incríveis, confira
Barbie é um fenômeno global, com uma bilheteria de estreia acima dos US$ 300 milhões no fim de semana, veja os números completos.
Compartilhe: Tiago
Publicado em 24/7/2023 - 00h00
No último fim de semana, os cinemas de vários países no mundo se pintaram de rosa. Barbie estreou fazendo números históricos nas bilheterias americanas e globais.
Nos EUA e Canadá, o longa arrecadou US$ 155 milhões entre sexta e domingo, segundo as estimativas. Isso faz da comédia:
- A maior abertura de três dias em 2023 até o momento na bilheteria americana, superando Super Mario Bros (US$ 146,3 milhões em abril).
- Maior abertura para um filme comandado por uma diretora, nesse caso, Greta Gerwig, superando Capitã Marvel (US$ 153,4 milhões em 2019), que foi co-dirigido por um casal de diretores. Dentre os filmes onde uma mulher recebeu o único crédito de direção, Barbie supera outra produção da Warner: Mulher-Maravilha (US$ 103 milhões em 2017).
- Maior abertura da história para uma comédia, um dos gêneros que mais sofreu nas bilheterias na última década após a ascensão do streaming. Excluindo animações, trata-se da primeira vez que uma comédia arrecadou mais de US$ 100 milhões nos EUA na estreia.
- Maior abertura da história para a diretora Greta Gerwig e os astros Margot Robbie e Ryan Gosling.
- 5ª maior abertura nos EUA para a Warner, atrás apenas de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (US$ 169,2 milhões em 2011), Batman vs Superman: A Origem da Justiça (US$ 166 milhões em 2016), Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 160,8 milhões em 2012) e seu predecessor O Cavaleiro das Trevas (US$ 158,4 milhões em 2008).
- 5ª maior abertura da história para o mês de julho, perdendo somente para O Rei Leão (US$ 191,7 milhões em 2019) e os citados As Relíquias da Morte: Parte 2, O Cavaleiro das Trevas Ressurge e O Cavaleiro das Trevas.
Graças a Barbie e seu rival/parceiro de memes Oppenheimer, este foi o 4º maior fim de semana da história na bilheteria americana, onde todos os filmes somados faturaram mais de US$ 300 milhões. É a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia – a última ocasião foi em abril de 2019, quando Vingadores: Ultimato liderou o primeiro e até agora único fim de semana acima dos US$ 400 milhões.
Tal como seria de se esperar, 65% do público de Barbie foi composto por mulheres, uma porcentagem maior que a de outros blockbusters voltados para o público feminino como Mulher-Maravilha (52%) e A Bela e a Fera (60%), porém levemente menor que a do recente remake de A Pequena Sereia (68%).
Fora dos EUA, o longa faturou ótimos US$ 182 milhões, resultando numa abertura global de US$ 337 milhões. É a segunda maior do ano, logo atrás de Super Mario Bros (US$ 377 milhões).
Finalmente, Barbie é simplesmente o maior sucesso da Warner desde o ano passado, quando o estúdio lançou Batman e Elvis. De lá para cá, a principal aposta da WB foi em filmes da DC que invariavelmente acabaram naufragando, como Adão Negro, Shazam! Fúria dos Deuses e The Flash.
Será que Barbie tem condições de chegar ao bilhão? Tudo parece apostar que sim. É um filme único, muito diferente do típico blockbuster que Hollywood lança no meio do ano e explicitamente feminino. As críticas são excelentes, a recepção do público também, enfim, Barbie tem tudo para ter uma carreira longa nas próximas semanas.
E você, já assistiu a Barbie? Comente conosco o que você achou!
[fontes: Box Office Pro, The Numbers]