Apenas 37% dos espectadores de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder assistiram a série até o final
Apesar do enorme orçamento e de toda a promoção da Amazon, menos da metade dos espectadores de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder viram a série até...
Compartilhe: Tiago
Publicado em 12/4/2023 - 23h33
Apesar de uma estreia massiva auxiliada por uma imensa campanha de marketing por parte da Amazon, o número de assinantes do Prime Vídeo que de fato assistiu O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder até o fim foi menos da metade dos que viram o piloto.
Segundo uma matéria do The Hollywood Reporter, de acordo com fontes internas da Amazon apenas 37% dos assinantes da Amazon nos Estados Unidos que começaram a ver Os Anéis de Poder de fato assistiram todos os 8 episódios da primeira temporada até o final. Fora dos EUA, a proporção de quem terminou a série foi um pouco melhor: 45% dos assinantes.
As fontes confirmam que uma taxa de conclusão de 50% seria um resultado decente, mas não espetacular. Ainda assim, a prequel de O Senhor dos Anéis conseguiu ficar abaixo até mesmo dessa marca.
Esses resultados levaram muitos na imprensa a considerar a caríssima série um fracasso, como é o caso da Forbes, cujo crítico Erik Kain declarou que o show é “um flop massivo” para a Amazon e “inacreditavelmente ruim” – leia mais aqui.
Ainda assim, a chefe da Amazon Studios Jennifer Salke rebateu a reportagem do THR, declarando que “o desejo de retratar a série como qualquer coisa menor que um sucesso – não reflete nenhuma conversa que estamos tendo internamente” e que a segunda temporada, atualmente sendo gravada, tem potencial para atrair “mais buzz”.
Buzz, aliás, é uma coisa que O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder precisa desesperadamente. Apesar de ter entrado no ranking da Nielsen das séries mais assistidas do ano via streaming (saiba mais aqui), a série inspirada pelos livros de J.R.R. Tolkien teve uma recepção morna nas redes sociais. A concorrente da HBO A Casa do Dragão atraiu significativamente mais conversações na internet, de acordo com a Parrot Analytics.
Para piorar, Os Anéis de Poder recebeu relativamente poucas indicações a prêmios importantes; já A Casa do Dragão venceu o Globo de Ouro de Melhor Drama.
Seja como for, o fato é que O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está longe de ser o sucesso monstruoso que a Amazon precisa que seja para justificar o monstruoso investimento (US$ 1 bilhão por cinco temporadas). A segunda temporada precisará atrair uma audiência muito maior e ser mais bem recebida por críticos, premiações e público se quiser ser “a nova Game of Thrones” (que, aliás, viu sua audiência crescer progressivamente e teve mais pessoas assistindo ao final da 1ª temporada do que o piloto, ao contrário do que houve com Os Anéis de Poder).
E você, assistiu a série até o final? O que você achou? Comente conosco!