Sonic deve se tornar a maior bilheteria para uma adaptação de game

Sonic deve se tornar a maior bilheteria para uma adaptação de game

Sonic deve se tornar a maior bilheteria para uma adaptação de game

Em seu quarto fim de semana em cartaz, Sonic: O Filme arrecadou mais US$ 8 milhões na bilheteria americana. O longa ficou na quarta posição, atrás das estreias de...

Sonic deve se tornar a maior bilheteria para uma adaptação de game
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Em seu quarto fim de semana em cartaz, Sonic: O Filme arrecadou mais US$ 8 milhões na bilheteria americana. O longa ficou na quarta posição, atrás das estreias de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica e O Caminho de Volta e da segunda semana de O Homem Invisível.

No total, a aventura familiar encerrou o domingo, dia 8/3 (seu 24º em cartaz), com bons US$ 141 milhões nos EUA. Isso significa que Sonic está a um dia ou dois de ultrapassar os US$ 144,1 milhões de Pokémon: Detetive Pikachu e assim se tornar a maior bilheteria da história para uma adaptação de um videogame, sem ajustar pela inflação.

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Depois disso, Sonic ainda terá mais uma marca a conquistar: deixar a bilheteria ajustada pela inflação de US$ 155 milhões de Mortal Kombat (que faturou US$ 70 milhões em 1995) e de Pokémon: O Filme (US$ 85 milhões em 1999) e assim se tornar o segundo filme de games que mais levou pessoas aos cinemas, atrás apenas do primeiro Lara Croft: Tomb Raider (cujos US$ 131,1 milhões em 2001 seriam US$ 211 milhões em dólares atuais). 

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Claro, a história dos filmes de games é triste e tem mais fracassos do que sucessos. Todas essas marcas ainda não importariam se Sonic tivesse custado US$ 160 milhões, o mesmo preço de um blockbuster como Homem-Aranha: Longe de Casa. Porém, como a aventura familiar precisou de apenas (alegadamente) de US$ 81 milhões a US$ 95 milhões, o longa ainda foi bastante lucrativo para sua distribuidora, a Paramount.

Como o estúdio tem acumulado fiascos humilhantes de bilheteria nos últimos anos, a Paramount já deve estar trabalhando em sequências. Portanto, quer você tenha gostado do filme ou não, se prepare para ver mais do Sonic nos próximos anos. De toda forma, a Paramount costuma ser bem azarada com sequências: o estúdio pensou que tinha alcançado um reboot bem sucedido de Star Trek com o filme de 2009 de J.J. Abrams e das Tartarugas Ninja em 2014, apenas para ver os novos capítulos de suas novas franquias afundarem – ambas, curiosamente, no mesmo ano, 2016.

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Antes que isso aconteça, claro, o primeiro Sonic ainda precisa encerrar sua carreira. Após a desastrosa abertura de Dois Irmãos, podemos pensar em duas possibilidades. Ambas levam em conta o fato de que os próximos filmes familiares só estreiam a partir do final de março e início de abril, no caso, Mulan, Pedro Coelho 2: O Fugitivo e Trolls 2. Portanto, na primeira hipótese, Sonic e Dois Irmãos coexistirão lado a lado como as maiores opções para crianças em cartaz nos cinemas ao longo do mês de março. Há precedentes para isso: em 2013, Universidade Monstros e Meu Malvado Favorito 2 foram capazes de atingir bons números sem que um prejudicasse o outro. Dois anos depois, o mesmo ocorreu com Divertida Mente e Minions.

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Na outra hipótese, o desinteresse por Dois Irmãos leva o o ouriço a ultrapassar a fantasia da Pixar nas bilheterias diárias e do fim de semana. Isso costuma acontecer quando existem dois longas em cartaz do mesmo gênero e voltados para o mesmo público, porém um se sobressai sobre o outro. Veja o caso de Bad Boys para Sempre e Aves de Rapina: os dois são filmes de ação de censura R, que restringe a entrada de menores nos cinemas. O primeiro está em cartaz há 8 semanas, enquanto o segundo está em exibição há 5. Ainda assim, Bad Boys para Sempre tem superado o rival todos os dias na bilheteria americana, e no último fim de semana arrecadou US$ 3 milhões (total de US$ 202 milhões) contra US$ 2,16 milhões (total de US$ 82,5 milhões) de Aves de Rapina.

Ou seja, enquanto a comédia de ação da DC foi comparativamente rejeitada pelo público, a estrelada por Will Smith e Martin Lawrence tem conseguido se manter firme e forte nas bilheterias, mesmo apesar de ter estreado há quase dois meses. E, voltando a Sonic e Dois Irmãos, poderíamos ver algo parecido se não houver boca a boca positivo para a animação da Pixar.

A situação de Sonic é parecida com a de Uma Aventura Lego há seis anos. Ambos são filmes infantis que estrearam em fevereiro, tiveram ótimas bilheterias e na quinta semana enfrentaram um concorrente pelo público familiar que decepcionou em relação aos padrões de seu estúdio, no caso, As Aventuras de Peabody & Sherman. Por isso, caso desempenhe como Uma Aventura Lego daqui para a frente, Sonic sai de cartaz com bons US$ 161 milhões.

Já uma performance mais parecida com a de outro blockbuster para crianças que estreou em fevereiro, cinco anos atrás, Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água, leva Sonic aos US$ 154,3 milhões. No entanto, o longa da esponja amarela precisou enfrentar a partir de sua sexta semana um forte concorrente da Disney, Cinderela, o que contribuiu para que sua carreira pós-quinta semana fosse mais curta que a de Uma Aventura Lego. Sonic, porém, só precisará lidar com Mulan a partir do fim do mês – isto é, se o fiasco de Dois Irmãos não levar a Disney a adiá-lo por medo do coronavírus.

Falando nisso, um componente novo na análise de bilheterias deste ano é a epidemia de coronavírus, que tem impactado a vida de bilhões ao redor do globo. No caso de Sonic, seu impacto na bilheteria americana não foi tão grande, com a doença não impedindo o ouriço de arrecadar seus bons números nos EUA.

No entanto, o COVID-19 pode ter prejudicado Sonic na bilheteria internacional. Fora dos EUA, Sonic tem US$ 154,8 milhões, com um total global de US$ 296 milhões, um bom número, mas que poderia ter sido muito melhor, especialmente se o longa pudesse ter tido uma performance mais ampla no Sudeste da Ásia – especificamente na China. Afinal, Detetive Pikachu arrecadou US$ 93,7 milhões no país oriental, e uma performance parecida daria a Sonic uma bilheteria global de quase US$ 400 milhões.

Sim, você pode argumentar que os estúdios recolhem apenas 25% da bilheteria chinesa (ao invés de 35% a 40% em outros países e 50% na América do Norte). Porém, convenhamos que a Paramount preferia embolsar os US$ 23,5 milhões que uma performance similar a Pikachu daria a Sonic do que não ganhar nenhum centavo do país.

Enfim, Sonic de toda forma é um sucesso nas bilheterias. Porém, ultrapassar Warcraft (US$ 439 milhões) e ser a maior bilheteria global para um filme de games da história? Isso vai ter que ficar para um futuro Sonic 2, e isso se ele não sofrer um destino similar ao de As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras.

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