Os Croods 2 conquista a melhor abertura desde o início da pandemia

Apoiada por uma grande campanha de marketing da Universal, a animação Os Croods 2: Uma Nova Era conquistou US$ 17 milhões na bilheteria americana entre quarta e domingo. Com...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago
Publicado em 4/12/2020 - 18h57


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Apoiada por uma grande campanha de marketing da Universal, a animação Os Croods 2: Uma Nova Era conquistou US$ 17 milhões na bilheteria americana entre quarta e domingo. Com mais US$ 20 milhões arrecadados fora da América do Norte, o longa tem no total US$ 37,8 milhões globalmente.

Entre sexta e domingo foram US$ 9,7 milhões para a animação da DreamWorks, um número superior aos US$ 9,4 milhões conquistados por Tenet em seu primeiro fim de semana. Isso dá a Os Croods 2 o maior fim de semana de abertura desde o fechamento dos cinemas em março.

Publicidade

Claro, comparando com os números de antes da pandemia, pode-se pensar que a bilheteria de Os Croods 2 é decepcionante. No entanto, é necessário adicionar alguns asteriscos aí. Para começar, vale lembrar que os Estados Unidos ainda estão no meio da pandemia, o que impede que todos os cinemas do país voltem a operar e que as salas que de fato abrirem serem obrigadas a ter sessões com apenas 40% dos assentos ocupados.

Para se ter uma ideia, Os Croods 2 está em exibição em 2.211 salas. Como comparativo, o filme anterior da DreamWorks Abominável, que estreou em setembro de 2019 (ou seja, sem uma pandemia a afetar a ida aos cinemas) abriu em mais de 4.200 salas. O filme da Disney Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica estreou duas semanas antes do fechamento dos cinemas e foi exibido em 4.310 salas no primeiro fim de semana.

Publicidade

Além disso, não será muito difícil para Os Croods 2 dar lucro. Afinal, ele custou apenas US$ 65 milhões aos cofres da Universal para ser produzido, com mais US$ 26 milhões para ser anunciado. Ou seja, pela matemática tradicional o longa precisa arrecadar US$ 195 milhões para dar lucro.

Publicidade

Não é que alcançar esse número vai ser fácil (nos EUA, ele deve terminar sua carreira entre US$ 45 milhões e US$ 55 milhões), mas o cinema não será a única fonte de renda do longa. Afinal, ele chegará para PVOD (premium video-on-demand, ou seja, aluguel online) ainda em dezembro, de modo que aqueles que não quiseram arriscar uma ida aos cinemas ainda terão a chance de assisti-lo em casa, e a Universal ainda poderá arrecadar dinheiro.

De certa forma, Os Croods 2 é o filme perfeito para testar o mercado exibidor neste momento de pandemia. Afinal, não foi um longa muito caro, de modo que será mais simples para recuperar o investimento, e ainda traz as famílias de volta aos cinemas, auxiliando as empresas donas das salas, que vinham amargando números fracos semana após semana. Ganha a Universal, ganham os exibidores, e ganha o público, que tem a oportunidade de voltar aos cinemas e assistir a um blockbuster inédito.

Publicidade

A animação será o único filme grande até a chegada de outro blockbuster às salas americanas no Natal: Mulher-Maravilha 1984. A heroína da DC vai arriscar abrir em meio à pandemia, sendo que nos EUA sua estreia será simultânea nos cinemas e no HBO Max (serviço de streaming da Warner Media, ainda não disponível no Brasil). 

Publicidade

Será que os Croods e a Mulher-Maravilha vão conseguir se tornar uma das maiores bilheterias do ano, um feito tornado difícil (mas não impossível) pela pandemia? Acompanhe com a gente ao longo das próximas semanas!




Sair da versão mobile