Novo O Exorcista tem abertura decepcionante nas bilheterias

Apesar dos executivos da Universal terem apostado alto neste novo capítulo da saga O Exorcista, o novo longa acabou sendo um fracasso de crítica e bilheteria.

Novo O Exorcista tem abertura decepcionante nas bilheterias

Apesar dos executivos da Universal terem apostado alto neste novo capítulo da saga O Exorcista, o novo longa acabou sendo um fracasso de crítica e bilheteria.

Novo O Exorcista tem abertura decepcionante nas bilheterias
PÚBLICO NÃO FOI IMPRESSIONADO
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

Bem sucedidos (ao menos financeiramente) em revitalizar a clássica franquia de terror Halloween, a Universal e a Blumhouse tentaram ressuscitar da tumba mais uma saga aterrorizante: O Exorcista. Porém, desta vez, o tiro saiu pela culatra.




PUBLICIDADE



O novo capítulo da franquia O Exorcista: O Devoto arrecadou US$ 27,2 milhões nos EUA e US$ 17,9 milhões nos outros países, resultando numa estreia global de US$ 45,1 milhões.

Sua abertura na bilheteria americana não foi muito diferente da de outros filmes de terror recentes bem sucedidos, como A Morte do Demônio: A Ascensão (US$ 24,5 milhões), Sorria (US$ 22,6 milhões), O Telefone Preto (US$ 23,6 milhões), M3GAN (US$ 30,4 milhões) e A Freira II (US$ 32,6 milhões).


Além disso, seu custo foi de apenas US$ 30 milhões, o que significa que, ao menos em tese, o filme não demorará a ser lucrativo. Então, por que sua abertura foi tida como decepcionante?

Para isso, precisamos voltar no tempo para 2021, quando a Universal e a Blumhouse compraram da produtora Morgan Creek os direitos da série O Exorcista. O valor? Nada menos que US$ 400 milhões. Por esse preço, a Universal poderia produzir uma nova trilogia.


Claro, seria ridículo esperar que a Universal recupere o valor do investimento apenas com a bilheteria de O Devoto. Pelo valor que o centenário estúdio pagou, ele agora tem direito a explorar a franquia de todas as formas que quiserem, inclusive em atrações em seus parques, Halloween Horror Nights, streaming

Porém, para que as novas atrações façam valer o investimento, é preciso que o público esteja engajado com a franquia, queira ver mais dela, em suma, tenha hype. E, a julgar pela recepção de crítica e público deste O Devoto, o novo longa simplesmente não conseguiu resgatar a série de sua mediocridade, que afetou todos os filmes que se seguiram após o clássico de 1973 (houve uma série de televisão exibida entre 2016 e 2017 razoavelmente bem recebida pelos críticos, porém cancelada na segunda temporada por fraca audiência).


Para que isso fique mais claro, vamos comparar a situação de O Exorcista com a de Halloween, outra clássica franquia de terror resgatada do esquecimento pela Universal. O Halloween de 2018, que continuava a história de onde o original de 1978 parou, foi lançado com imenso sucesso: abertura de US$ 76,2 milhões, total de US$ 159,3 milhões nos EUA e US$ 255,5 milhões global, uma das maiores bilheterias não ajustadas da história para um terror.

Seu sucesso junto ao público foi tamanho que rendeu outras duas sequências que, apesar de não terem sido tão bem sucedidas, ao menos ainda arrecadaram acima da média para filmes assustadores (ainda mais no contexto da pandemia). Ao todo, a bilheteria total da nova trilogia foi de quase US$ 500 milhões.


Para o novo Exorcista, a aposta da Universal e Blumhouse era tamanha que eles escolheram o mesmo diretor do Halloween de 2018, David Gordon Green, para comandar a sequência. Porém, como dito acima, o filme foi tão mal recebido entre críticos e público que pode colocar em risco todo o investimento do estúdio.

Por outro lado, a Blumhouse vai tentar lançar mais uma nova franquia de terror em outubro: a adaptação do game Five Nights at Freddy’s. Ao contrário do que acontecia anos atrás, a comunidade gamer parece ter abraçado o filme, que só depende de manter o hype e ser bem recebido para ser recompensado com uma boa bilheteria.

E você, pretende assistir ao novo Exorcista? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL