Novo filme de Steven Spielberg, musical Amor Sublime Amor fracassa nas bilheterias

Um dos musicais mais amados da história do cinema e da Broadway em uma versão comandada pelo diretor mais bem sucedido de todos os tempos. Parece a fórmula certa...

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Compartilhe: Tiago
Publicado em 12/12/2021 - 23h13


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Um dos musicais mais amados da história do cinema e da Broadway em uma versão comandada pelo diretor mais bem sucedido de todos os tempos. Parece a fórmula certa para o sucesso, certo? Infelizmente, não foi o que aconteceu no último fim de semana e a estreia de Amor, Sublime Amor foi simplesmente péssima.

Apesar das ótimas críticas, o longa distribuído pela 20th Century Studios (ou seja, pela Disney) faturou apenas US$ 10,5 milhões nos EUA e US$ 4,4 milhões fora da América do Norte, o que lhe dá um total global de US$ 15 milhões. Considerando que o longa custou US$ 100 milhões para ser produzido, são números risíveis.

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Trata-se do segundo musical estrelado por atores latino-americanos a fracassar em 2021, após o fiasco de Em Um Bairro de Nova York em junho – embora este longa ao menos tem a desculpa de ter sido lançado simultaneamente nos cinemas e na HBOMax. 

Por sua vez, Amor, Sublime Amor é baseado num musical da Broadway que já havia sido adaptado antes para a telona em 1961, de modo que seu público alvo é composto de pessoas mais velhas que cresceram com o clássico. Segundo o Deadline, 52% das pessoas que assistiram ao longa de Spielberg este fim de semana tinham 35 anos ou mais, e 57% eram mulheres. Porém, esta audiência não compareceu aos cinemas no volume desejado pela Disney, em parte graças à pandemia. 

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Amor, Sublime Amor teve estreia ruim nas bilheterias

No entanto, o coronavírus não é o único culpado pela fraca bilheteria deste fim de semana. Segundo analistas da indústria, a audiência mais velha e fã de musicais não tem pressa em correr para os cinemas na estreia. Pelo contrário: ainda ocupados com as preparações para as festas de fim de ano, o público costuma deixar para comparecer nos dias seguintes à estreia. É exatamente o contrário do que costumamos ver com filmes de super-heróis, nos quais os fãs procuram assisti-los logo nos primeiros dias de exibição a fim de evitar os spoilers.

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E nisso reside a grande arma secreta de Amor, Sublime Amor: a temporada de Natal. Nela, o público de folga costuma comparecer em maior volume aos cinemas. O grande precedente para isso ocorreu no Natal de 2017: enquanto Star Wars: Os Últimos Jedi quebrava recordes, o musical O Rei do Show abriu no dia 20 de dezembro (uma quarta-feira) de maneira humilde, arrecadando apenas US$ 13,4 milhões em seus primeiros cinco dias. 

No entanto, o longa estrelado por Hugh Jackman e Zac Efron mostrou resiliência admirável durante os últimos dias do ano e os primeiros de 2018, chegando até a ultrapassar o Episódio VIII da saga espacial no ranking dos filmes mais assistidos do fim de semana em janeiro. Eventualmente, O Rei do Show saiu de cartaz com US$ 174,3 milhões, um total monstruosamente grande considerando sua pequena abertura. 

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A Disney espera que algo similar aconteça com Amor, Sublime Amor. A ótima resposta do longa dos críticos e também do público, a nova versão das clássicas canções que embalam o filme e o nome de Spielberg podem ser o que o filme precisa para se manter firme e forte no fim do ano. No entanto, para isso ele precisará sobreviver à inundação de blockbusters que chegará às salas de cinema nas próximas semanas.

E você, acha que Amor, Sublime Amor vai reverter a abertura ruim deste fim de semana? Comente com a gente!

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