Mostra apresenta o panorama do cinema de Portugal

A mostra “De Portugal para o Mundo” traz ao público brasileiro uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas portugueses contemporâneos. A estreia é...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
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Compartilhe: Yuri Gonçalves
Publicado em 3/2/2021 - 18h42


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A mostra “De Portugal para o Mundo” traz ao público brasileiro uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas portugueses contemporâneos. A estreia é dia 3 de fevereiro, no CCBB Rio de Janeiro, com o premiado “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil. Todas sessões serão gratuitas.

A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior como “Tabu” (2012), de Miguel Gomes e “A Portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes. A mostra propõe também expandir discussões em torno do cinema português, como a visão das ex-colônias pelos filmes ou a herança do salazarismo. Para isso, haverá debates temáticos em plataforma virtual, unindo pesquisadores do Brasil e de Portugal.

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Além dos debates, a mostra também trará bate-papos com diretores e um catálogo digital com textos inéditos sobre os filmes. Acompanhe a fanpage do evento para saber maiores informações.

Depois, a retrospectiva presencial segue para São Paulo (em abril) e Brasília (maio). Os ingressos devem ser retirados gratuitamente no site Eventin. Veja abaixo a seleção e programação completa:

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De Portugal para o Mundo | CCBB Rio de Janeiro

 

3 de fevereiro – Quarta-feira

15h30 – Curtas 1

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Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos

Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos

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Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos

17h30 – Pré-estreia: Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos

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4 de fevereiro – Quinta-feira

15h30 – Curtas 2

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O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos

Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos

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Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre

17h30 – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos

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5 de fevereiro – Sexta-feira

14h30 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos

17h30 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos

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6 de fevereiro – Sábado

15h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos

17h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos

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7 de fevereiro – Domingo

14h – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos

17h – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos

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8 de fevereiro – Segunda-feira

16h – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos

17h30 – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos

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10 de fevereiro – Quarta-feira

15h30 – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos

17h30 – Curtas 3

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Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos

O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos

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O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre

11 de fevereiro – Quinta-feira

15h – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos

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17h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre

19h – Debate online – “Portugal e as colônias” – pelo aplicativo Zoom, Livre.

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12 de fevereiro – Sexta-feira

14h – Bate-papo online com o diretor Gonçalo Tocha, de É na terra, não é na lua, pelo aplicativo Zoom, Livre.

15h – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos

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17h30 – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos

 

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13 de fevereiro – Sábado

14h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre

17h – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos

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14 de fevereiro – Domingo

14h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos

17h – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos

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17 de fevereiro – Quarta-feira

15h – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos

17h30 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos

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18 de fevereiro – Quinta-feira

14h – Bate-papo online com a diretora Susana de Sousa Dias, de Fordlandia Malaise, pelo aplicativo Zoom, Livre.

15h – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos

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19 de fevereiro – Sexta-feira

15h – Curtas 1

Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos

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Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos

Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos

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17h – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos

 

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20 de fevereiro – Sábado

14h – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos

17h – Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos

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21 de fevereiro – Domingo

15h – Curtas 3

Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos

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O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos

O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre

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17h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos

22 de fevereiro – Segunda-feira

15h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos

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17h30 – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos

24 de fevereiro – Quarta-feira

15h – Curtas 2

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O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos

Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos

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Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre

17h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos

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(sessão com audiodescrição e legenda descritiva)

25 de fevereiro – Quinta-feira

15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre

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19h – Debate online – “Onde está o Mundo? Ou das estratégias de aproximação” – pelo aplicativo Zoom, Livre.

26 de fevereiro – Sexta-feira

14h – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos

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17h – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos

27 de fevereiro – Sábado

14h30 – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos

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17h30 – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre

 

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28 de fevereiro – Domingo

15h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos

17h30 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos

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1º de março – Segunda-feira

14h – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos

17h30 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos

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