God of War: Todos os jogos do pior ao melhor, de acordo com os críticos

O porte muito divulgado de God of War se tornou o maior lançamento de PC da Sony até hoje. Dada a qualidade do soft-reboot de 2018 e seus títulos anteriores, é fácil entender...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Diego Henrique
Publicado em 1/2/2022 - 03h54


Publicidade
LEIA TAMBÉM




O porte muito divulgado de God of War se tornou o maior lançamento de PC da Sony até hoje. Dada a qualidade do soft-reboot de 2018 e seus títulos anteriores, é fácil entender o motivo. Com praticamente todos os jogos da franquia sendo recebidos com aclamação, a maior propriedade da Sony não mostra sinais de desaceleração, já que os fãs aguardam ansiosamente o lançamento de God of War Ragnarok ainda este ano.

 

Publicidade

    LEIA MAIS!

 

Classificar a franquia de acordo com suas pontuações no Metacritic revela a saga continua operando com um notável grau de consistência, mesmo quando os jogos se desviaram da história principal ou foram lançados em plataformas alternativas. Essas classificações são baseadas nas pontuações dos críticos profissionais compiladas no site Metacritic, listadas da pontuação mais baixa para a mais alta. Confira:

Publicidade

7. God of War: Ascension (2013)

Mesmo que seja a classificação mais baixa da saga, o fato de God Of War: Ascension ter obtido uma pontuação impressionante de 80 deve dizer tudo o que você precisa saber sobre o compromisso da Santa Monica Studio em garantir a qualidade consistente da franquia.

Publicidade

O game é uma prequela de toda a série, seguindo Kratos enquanto ele se liberta da prisão de Ares, buscando superar as Fúrias e iniciar seu caminho para se tornar o novo Deus da Guerra. Ascension foi conhecido por sua ambição de introduzir um sistema de combate reformulado, mecânica de jogo fluida e até mesmo um modo multiplayer bastante inovador.

6. God of War: Ghost of Sparta (2010)

Publicidade

Ghost of Sparta é o sexto jogo da franquia e o quarto cronologicamente, além de ser o segundo jogo da série a ser lançado exclusivamente para o PlayStation Portable. Situado após os eventos do jogo original, Ghost of Sparta segue Kratos enquanto ele viaja para o submundo em busca de seu irmão, Deimos.

A dupla procura destruir Thanatos, a personificação da própria morte. Ghost of Sparta recebeu uma forte recepção no lançamento, com seu ritmo, combate e cenário imersivo elogiados como os maiores pontos fortes do jogo.

Publicidade

5. God of War: Chains Of Olympus (2008)

O primeiro da franquia a ser lançado exclusivamente para o PSP, Chains of Olympus pegou muito do que tornou a série icônica tão popular e a transpôs para um formato portátil com facilidade. Servindo como uma prequela do jogo original e como o segundo jogo cronologicamente, Chains of Olympus vê Kratos procurando o Deus Helios para evitar a destruição do Pilar do Mundo.

Publicidade

Chains of Olympus recebeu aclamação quase universal após o lançamento e continua sendo um dos títulos mais amados do PlayStation Portable. Apesar de não ser totalmente revolucionário em termos de agitar o formato da franquia, foi elogiado por levar o PSP aos seus limites e lutar por um estilo de apresentação grandioso e suave digno de um hardware mais potente.

4. God of War III (2010)

Publicidade

God of War III encerrou a amada série hack-and-slash com um estrondo, quando os jogadores finalmente viram Kratos acabar com o reinado dos Olimpianos derrotando Zeus e o resto do Panteão Grego. A terceira parte da série trouxe o mesmo espetáculo cheio de raiva que os fãs dos títulos anteriores esperavam.

Embora seja o mais fraco dos três jogos da trilogia original da franquia, o clímax da saga original de Kratos ainda é considerado um dos melhores jogos de PlayStation de todos os tempos e uma conclusão digna de um enredo icônico.

Publicidade

3. God of War II (2007)

No que diz respeito às sequências, God of War II pode ser um dos melhores da história. Levando a série adiante mesmo no final da era PS2, a ambição da sequência e o escopo cinematográfico fizeram com que a continuação se tornasse mais brutalmente visceral do que seu aclamado antecessor.

Publicidade

Tendo derrotado Ares e tomado seu lugar, God of War II configura a busca de Kratos para derrubar Zeus e os Olimpianos depois de ser traído pelo Rei dos Deuses. Apresentando uma história divertida e uma deslumbrante variedade de cenários, personagens e inimigos, a sequência assumiu o manto do jogo original e manteve as coisas funcionando a uma velocidade vertiginosa.

2. God of War (2005)

Publicidade

Quando estreou em 2005, God of War foi uma enorme sensação por sua ousada reinvenção dos mitos gregos. Os fãs foram apresentados pela primeira vez a Kratos e sua busca por vingança contra Ares, o ex-mentor de Kratos responsável por manipular o espartano para matar sua própria família.

O jogo foi considerado revolucionário na época de seu lançamento. Seu sistema de combate brutal baseado em combos e uma história convincente se combinam para criar uma experiência visceral que praticamente estabeleceu o padrão para títulos subsequentes de hack-and-slash. A produção pode não ter envelhecido tão bem quanto suas sequências, mas continua sendo uma obra-prima de jogos.

Publicidade

1. God of War (2018)

God of War é uma lição sobre como reiniciar uma franquia. Percebendo que a série tinha ido o mais longe possível em seu cenário original e com sua história principal quase concluída, a única maneira de as coisas continuarem era transpor a franquia para um novo cenário com nova mitologia, personagens e tom.

Publicidade

Estrear em uma nova geração de consoles permitiu que o jogo flexionasse seus músculos como uma maravilha técnica. O jogo é lindo e ganhou elogios por sua jogabilidade e apresentação, além de tornar Kratos uma figura mais relacionável como um pai culpado guiando seu filho por um reino estrangeiro.

O protagonista da franquia era muitas vezes brutal e implacável demais para ser tridimensional ou carismático, mas o pai Kratos ganhou profundidade e camadas quando a franquia foi reiniciada no reino congelado de Midgard.

Publicidade

Mas e você, concorda com a lista? Qual o seu favorito da franquia? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

Para mais novidades sobre o mundo dos games, fique de olho no Legado Plus.

Publicidade
Créditos: CBR

 




Sair da versão mobile