Felipe Neto está certo: Ross e TODOS em Friends seriam bolsominions!

A semana nem começou direito e Felipe Neto já emplacou o tópico do dia. Afinal, o ídolo brasileiro disse que o Ross, de Friends, seria bolsominion caso a série...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Elvis de Sá
Publicado em 11/11/2019 - 17h26


Publicidade
LEIA TAMBÉM




A semana nem começou direito e Felipe Neto já emplacou o tópico do dia. Afinal, o ídolo brasileiro disse que o Ross, de Friends, seria bolsominion caso a série fosse feita nos dias de hoje. Uma versão 2019 de Friends foi o foco da piada de Neto ao comparar cada personagem com algum arquétipo popular atualmente.

 

Publicidade

Rachel seria a blogueirinha do Instagram. Joey seria o baladeiro de sertanejo universitário. Chandler seria TikToker. Assim como Phoebe seria Terra-Planista enquanto Monica seria uma coach. Na piada, sobrou para Ross o papel de bolsominion. É uma simples piada que no entanto, fez o Twitter surtar. Principalmente né, o fandom de Friends.

 

Publicidade

Pela comparação, Ross entrou nos Trending Topics desse dia 11 de novembro. Em resposta à explosão do assunto, o youtuber disse o óbvio: que se tratava de uma PIADA. Mostrando que é mais fácil ofender fandoms do que qualquer coisa, Neto teve que explicar algo que não precisava de explicação. Com toda a educação, gentileza e bom humor do mundo.

 

Publicidade

Afinal, fica evidente que ele não almejava causar treta com a afirmação. Seja intencional ou não, Neto apenas reproduziu um fato INEGÁVEL, seja a opinião dele ou não. Afinal, ele é assumidamente fã da série, assim como o ~autor~ do texto que você está lendo agora. É possível continuar gostando do maior fenômeno cultural das sitcoms, embora não nos finjamos de cego para uma verdade perturbadora.

 

Publicidade

O tweet que incendiou a segunda dos fãs de Friends.

 

Publicidade

Sim: Ross seria Bolsominion. Na verdade, Ross teria mais inclinação para o “Trumpismo”(Já que a série não se passa no… Brasil, né). O personagem de David Schwimmer passou a ser visto com outros olhos pelos fãs, tendo em mente as discussões sociais ocorridas nos dias de hoje. Não é difícil puxar na memória e lembrar de momentos homofóbicos e preconceituosos do personagem.

 

Publicidade

Afinal, estamos falando do personagem que teve sérios problemas com a ideia da babá do seu filho ser um homem, dito por ele: “afeminado”. A personalidade estouradinha de Ross se encaixa completamente com os perfis de eleitores fanáticos pela direita ou extrema direita moderna. Tente dizer algo negativo de qualquer candidato do perfil, e a resposta será uma reação explosiva assim como a de qualquer piada do Ross.

 

Publicidade

Ross é um historiador obcecado por dinossauros, portanto isso o colocaria como alguém com pensamento crítico, o impossibilitando de propagar preconceitos e mentiras como bússola moral-política, certo? Mais uma vez, ERRADO! Pois estamos falando de uma série que romantiza até os lados mais problemáticos de seus personagens.

 

Publicidade

Em quem o Ross votaria? Eu não tenho dúvidas!

 

Publicidade

O personagem é um professor, porém isso não se alinha com o seu comportamento no resto da série. E isso é o que nos leva ao principal ponto de Friends que você NÃO pode se negar a admitir: estamos falando de uma série de brancos de classe alta esbanjando o melhor do cotidiano privilegiado em Nova York.

 

Publicidade

Embora essa seja a descrição de milhares de sitcoms americanas, Friends é uma das que mais propaga esse estilo de vida idealizado no rico branco. Em seu coração, a série é toda em cima do privilégio branco, com poucos traços de humanidade ou uma amplitude social.  Claro, você pode me chamar de maluco ou burro por só ver comédia em uma série de comédia, mas basta olhar mais profundamente para enxergar o óbvio.

 

Publicidade

Não é à toa, o fato de Friends ter apenas 1 personagem negro relevante ao longo de seus 10 anos é uma piada recorrente até mesmo para o mais fervoroso fã da série. Numa bolha social de gente branca, de famílias brancas, com apenas amigos brancos, eu não vejo nada além do perfil de uma pessoa equiparável a um Donald Trump da vida.

 

Publicidade

É possível continuar amando a série nos dias de hoje? Com certeza!

A personalidade dos personagens de Friends, se aplicados na vida real, não seria a de pessoas amigáveis e simpáticos que só se envolvem em situações engraçadas. Na vida real eles seriam as pessoas com mais probabilidade de serem o pior estereótipo de cidadão americano: segregador, xenofóbico, racista. Além como alguém que sonha em ver o país retomando os padrões perfeitos perdidos ao longo dos anos.

Publicidade

 

Friends em 2019 teria em seu subtítulo “Make America Great Again”. Entretanto, vale ressaltar – em defesa da própria série – que o evento noventista não é uma sub-vertente da propaganda nazista. Apenas um produto que reflete todas as concepções retrógradas da mesma forma que sempre fora abordada e discutida pelas mídias em geral.

Publicidade

 

Não havia espaço para negros, discursos sobre minorias ou decência humana. Por ordem dos executivos da NBC a série pecisava refletir o seu público alvo: brancos de classe alta sem o mínimo convívio com classes inferiores ou etnias diferentes. O fenômeno se expandiu para todo o mundo, mas não tem como esconder suas raízes.

Publicidade

 

De fato, Friends é apenas mais um produto de décadas passadas cujo senso de humor e realidade não representa mais as noções dos dias de hoje. Dito isso, é perfeitamente aceitável que você continue gostando e rindo da série. Mas não há motivo para se ofender com a realidade, apenas admiti-la e tentar superá-la, principalmente com o que se diz aos produtos atuais e ver como muita coisa evoluiu desde então, felizmente!

Publicidade

 

    LEIA TAMBÉM!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sair da versão mobile