Cerca de 60% dos ingressos vendidos para Avatar 2 no Brasil foram para salas 3D ou IMAX

Nova pesquisa mostra que mais da metade do público que foi conferir Avatar 2 no cinema assistiu ao longa em salas 3D ou IMAX; entenda.

Cerca de 60% dos ingressos vendidos para Avatar 2 no Brasil foram para salas 3D ou IMAX

Nova pesquisa mostra que mais da metade do público que foi conferir Avatar 2 no cinema assistiu ao longa em salas 3D ou IMAX; entenda.

Cerca de 60% dos ingressos vendidos para Avatar 2 no Brasil foram para salas 3D ou IMAX
DO JEITO QUE DEVE SER VISTO
Imagem: Reprodução | Divulgação
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A maior parte do público que assistiu Avatar: O Caminho da Água no Brasil optou por fazer isso em salas com a tecnologia 3D, diz pesquisa publicada pelo site Filme B.




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Dentre os quase 11,7 milhões de ingressos que o longa havia vendido até o último fim de semana, 6,8 milhões (ou 58,1% do total) foram para salas em 3D. Outros 270 mil entradas (2,3%) foram para salas IMAX, de modo que 60% de todo o público do filme o assistiu nessas salas especiais. Dentre o restante, 4,63 milhões (39,6%) foi para salas 2D comuns.

Como comparação, o primeiro Avatar teve 46,5% de seu público em salas 3D ou IMAX. Ou seja, de seus 9,55 milhões de pagantes, 4,44 milhões tiveram a sorte de ver o filme com a tecnologia pretendida por James Cameron, enquanto 5,11 milhões tiveram que se contentar com salas comuns.


Porém, a situação no final de 2009 e início de 2010, quando o longa estreou pela primeira vez, era bem diferente. Quase todas as salas 3D eram equipadas com projetores de 35mm, capazes também de projetar em 2D. Com o processo de conversão para digital atrasado, todas as 1999 salas em 2D eram equipadas com os antigos projetores de 35mm.

Também havia bem menos cinemas no Brasil naquela época. Treze anos atrás, o país contava com 633 cinemas e 2096 salas, grande parte delas, como visto acima, em 2D. Em 2023, são 798 cinemas e 3333 salas, 1319 das quais com tecnologia 3D e 13 em IMAX. Nenhuma delas, porém, conta com os projetores de 35mm.


Analisando a performance dos dois épicos sci-fi comandados por James Cameron, em geral O Caminho da Água teve público 22,4% superior ao de Avatar. Porém, o número de ingressos vendidos para salas 2D da sequência foi quase 10% menor do que o do primeiro longa. Enquanto isso, a quantidade de entradas vendidas para O Caminho da Água em 3D e IMAX foram respectivamente 59% e 42% acima das vendidas para o primeiro Avatar em salas com esses formatos.

Tudo isso ocorreu por dois motivos. O primeiro foi que, como visto acima, hoje em dia existem muito mais salas de formatos especiais do que em 2009. Na época, era difícil achar uma que exibisse em 3D no Brasil. Mais importante, porém, foi que hoje em dia não há muita diferença entre os preços em 3D e 2D ao redor do país.


Explicando melhor: na época do primeiro Avatar, um ingresso para uma sala 3D era 62% mais caro do que para uma em 2D. Já hoje, a diferença de preço é de apenas 21%. A causa disso é que, nos treze anos que separam um Avatar do outro, o ingresso 2D encareceu bastante: 103,4% (um aumento próximo à evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que foi de 115,3% no período). Já as entradas em 3D tiveram um aumento de “apenas” 52,4%, enquanto as IMAX aumentaram em 43%.

Assim, em 2023 os ingressos para salas especiais tem valores muito mais próximos dos das salas regulares. Isso somado com sua maior presença levou O Caminho da Água a ter a maior parte de sua bilheteria no Brasil conquistada em 3D ou IMAX.


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[fonte: Filme B]

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