Bilheteria Brasil: Público dos filmes nacionais em 2022 ultrapassa 2 milhões

A retomada da bilheteria após a pandemia deu um passo importante rumo à normalidade no último mês.   Publicidade       LEIA TAMBÉM! Siga o Legado Plus no...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago
Publicado em 16/4/2022 - 12h20


Publicidade
LEIA TAMBÉM




A retomada da bilheteria após a pandemia deu um passo importante rumo à normalidade no último mês.

 

Publicidade

      LEIA TAMBÉM!

 

Segundo o FilmeB, entre 1º e 31 de março, foram vendidos 7,3 milhões de ingressos para as salas de cinema brasileiras. Trata-se de um resultado quase 80% acima do de fevereiro, conquistado graças à força de Batman nas bilheterias brasileiras, que teve um público de 5,4 milhões até o fim do mês. Ou seja, 73% de todos os ingressos de todos os ingressos vendidos para as salas nacionais em março foram para o filme da DC.

Publicidade

Porém, graças ao fato de ter um blockbuster forte em cartaz, o público total que foi aos cinemas em março de 2022 foi quase 3000% acima (!) do de março de 2021. Há um ano, o país vivia um dos momentos mais graves da pandemia e boa parte das salas estavam fechadas. A maior bilheteria daquele mês foi Tom & Jerry: O Filme, visto por 64 mil pessoas nos cinemas – menos do que Batman conquistou em um único dia de exibição.

Porém, a melhor notícia é o fato de que o público dos filmes nacionais cresceu quase 1700% entre 2021 e 2022. No ano passado, os longas brasileiros haviam vendido apenas 113 mil ingressos no primeiro semestre; neste ano, já são mais de 2 milhões. Tudo isso puxado pelos sucessos de duas sequências: Turma da Mônica: Lições, que estreou no final de dezembro e teve um público de 759 mil pagantes (e isso enfrentando concorrentes como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Sing 2), e Tô Ryca 2, que teve 523 mil ingressos vendidos.

Publicidade

Tô Ryca 2 levou mais de 500 mil pessoas aos cinemas neste ano.

Como comparação, os filmes estrangeiros cresceram “apenas” 500% entre 2021 e 2022, o que mostra que a pandemia afetou bem mais os nacionais. Em outras palavras, durante boa parte da crise do coronavírus os únicos em cartaz eram estrangeiros, mas agora já há mais opções nacionais em cartaz.

Publicidade

Claro, ainda há muito para crescer. Afinal, o primeiro live action da Turma da Mônica, intitulado Laços, foi visto por 2,11 milhões de pessoas em julho de 2019, enquanto o primeiro Tô Ryca vendeu 1,13 milhão em 2016. Antes da pandemia, Minha Mãe é uma Peça 3 tornou-se um dos maiores sucessos do cinema brasileiro, com mais de 11,6 milhões de ingressos vendidos. De toda forma, trata-se de uma retomada promissora após meses de fechamento.

Continue ligado no Legado Plus para saber todas as novidades do mundo pop!

Publicidade



Sair da versão mobile