Ranking: Os filmes de Harry Potter da maior para a menor bilheteria no Brasil

Ranking: Os filmes de Harry Potter da maior para a menor bilheteria no Brasil

Ranking: Os filmes de Harry Potter da maior para a menor bilheteria no Brasil

Desde a estreia do primeiro filme, em 2001, as aventuras do jovem bruxo Harry Potter e seus amigos Rony e Hermione na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts...

Ranking: Os filmes de Harry Potter da maior para a menor bilheteria no Brasil
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Desde a estreia do primeiro filme, em 2001, as aventuras do jovem bruxo Harry Potter e seus amigos Rony e Hermione na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts cativaram milhões de crianças e adolescentes. Os livros e filmes da franquia fizeram parte da infância de incontáveis pessoas nascidas nos anos 1990 (inclusive este que vos escreve) e até hoje encontram novos fãs.

Por isso, conheça nessa matéria especial qual foi a bilheteria no Brasil dos dez filmes (até o momento) da saga! Você irá perceber como o público de cada longa da saga foi notoriamente consistente ao longo de tantos filmes.

PUBLICIDADE

O critério utilizado para o ranking é o de ingressos vendidos. Os dados são do FilmeB.

10º Lugar: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

PUBLICIDADE

Data de estreia: 04/06/2004

Público: 3.355.659

PUBLICIDADE

O terceiro filme da saga, apesar de ser tido por muitos fãs e críticos como o melhor da franquia, foi o que conquistou o menor público no país. Seu público de estreia foi até decente (866 mil ingressos), mas nas semanas seguintes ele enfrentou concorrentes fortes numa temporada concorridíssima: O Dia Depois de Amanhã, Shrek 2, Homem-Aranha 2 e Garfield, entre outros. A performance abaixo do esperado de Prisioneiro de Azkaban (não só no Brasil como nos EUA também) foi o suficiente para que a Warner nunca mais lançasse um longa da saga em junho.

9º Lugar: Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

PUBLICIDADE

Data de estreia: 15/11/2018

Público: 3.558.119

Filme mais recente da franquia, Os Crimes de Grindelwald também ficou bem abaixo da bilheteria do primeiro Animais Fantásticos, o que pode ser atribuído às péssimas críticas e à recepção ruim inclusive dos fãs mais fiéis. Será que o terceiro filme de Newt Scamander vai conseguir recuperar a boa vontade entre os aficionados pela saga?

8º Lugar: Harry Potter e a Ordem da Fênix

Data de estreia: 13/07/2007

Público: 4.263.793

O quinto filme da franquia estreou cercado de expectativas, amparado por uma forte campanha de marketing. Assim, mesmo brigando com concorrentes fortes (Transformers e Ratatouille, entre outros), Fênix conseguiu um público mais ou menos dentro dos padrões da franquia, ainda que levemente abaixo dos outros longas. Ele foi o 3º maior público de 2007 nos cinemas nacionais, atrás apenas de Homem-Aranha 3 e Shrek Terceiro.

7º Lugar: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Data de estreia: 19/11/2010

Público: 4.360.718

A primeira parte do final da saga de Harry e seus amigos não alcançou os números de seu predecessor imediato. Porém, seu público foi grande o bastante para se tornar o sexto filme mais assistido de 2010 nos cinemas, logo atrás de Tropa de Elite 2, Shrek para Sempre, Eclipse, Alvin e os Esquilos 2 e Toy Story 3.

6º Lugar: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Data de estreia: 17/11/2016

Público: 4.379.836

O primeiro spin-off da franquia começou com o pé direito, atraindo um público similar aos dos longas estrelados por Potter e sua turma. Porém, como a competição por bilheterias era mais acirrada em 2016 do que em 2010, Animais Fantásticos teve de se contentar em ser o 11º maior público de seu ano, atrás de uma série de longas baseados em HQs (Guerra Civil, Batman vs Superman, Esquadrão Suicida, Deadpool, Doutor Estranho), animações infantis (Procurando Dory, A Era do Gelo: O Big Bang, Pets) e filmes nacionais de qualidade discutível (Os Dez Mandamentos, Minha Mãe é uma Peça 2). 

5º Lugar: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Data de estreia: 15/07/2009

Público: 4.511.149

O antepenúltimo filme da saga foi o único a estrear em uma quarta-feira, prática que era mais comum quando a data de estreia dos longas era na sexta (como foi no Brasil até 2014). Isso turbinou sua bilheteria nos primeiros dias e o fez alcançar um público superior ao de seu predecessor imediato, A Ordem da Fênix. Foi o sexto filme mais assistido em 2009 nas salas brasileiras, atrás de A Era do Gelo 3, Avatar, Se eu Fosse Você 2, Lua Nova e 2012.

4º Lugar: Harry Potter e a Câmara Secreta

Data de estreia: 22/11/2002

Público: 4.578.475

É notável como o segundo filme da saga conseguiu um público apenas 0,03% inferior ao do primeiro. Isso mostra consistência de um longa para outro, e que a base de fãs se manteve fiel. Enfim, Câmara foi o segundo maior público de 2002, superado apenas pelo megahit Homem-Aranha (falando nisso, você já conferiu meu ranking das bilheterias nacionais do herói aracnídeo?).

3º Lugar: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Data de estreia: 23/11/2001

Público: 4.579.827

Com um público levemente superior ao de seu sucessor, Pedra Filosofal foi de longe a maior bilheteria nacional de seu ano. Em sua estreia, ele vendeu nada menos que 797 mil ingressos, quebrando o recorde de bilheteria de abertura pertencente há 13 anos por Rambo 3. Enfim, o primeiro longa da saga virou mania no final de 2001.

2º Lugar: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Data de estreia: 25/11/2005

Público: 4.616.625

O quarto longa da saga conquistou uma bilheteria acima da média para a franquia, recuperando-a após a fraca performance de seu antecessor, O Prisioneiro de Azkaban. Certamente o intervalo de um ano e meio entre o terceiro e o quarto filmes funcionou maravilhosamente bem para a saga, de tal maneira que, graças aos fãs, Cálice derrotou seus concorrentes do final de 2005 (a fantasia da Disney As Crônicas de Nárnia e o épico de Peter Jackson King Kong) e foi o segundo maior público do ano, logo atrás do nacional Dois Filhos de Francisco.

1º Lugar: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Data de estreia: 15/07/2011

Público: 5.568.692

Ansiosamente antecipado pelos fãs, o épico final da saga é também sua maior bilheteria por aqui, espelhando o que aconteceu com outras franquias como O Hobbit, Crepúsculo e o Universo Cinematográfico da Marvel. Em sua estreia, ele vendeu 1,5 milhão de ingressos, no que foi por quase cinco anos a maior abertura da Warner no país. Assim, tal como ocorreria quase uma década depois (e em escala bem maior) com Vingadores: Ultimato, As Relíquias da Morte – Parte 2 vendeu bem mais ingressos do que a média da franquia.

Qual o seu filme favorito da franquia? Comente com a gente!

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL