No fim de semana do Oscar, filmes indicados fazem sucesso

Em fim de semana de Oscar, o público mostra que está curioso por ver os longas indicados, e nos cinemas, não apenas em casa. 1917, Adoráveis Mulheres, Parasita e...

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Compartilhe: Tiago
Publicado em 11/2/2020 - 18h35


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Em fim de semana de Oscar, o público mostra que está curioso por ver os longas indicados, e nos cinemas, não apenas em casa. 1917, Adoráveis Mulheres, Parasita e o indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Entre Facas e Segredos alcançaram excelente bilheteria até a noite da premiação, e podem continuar caso se segurem bem nos cinemas.

 

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1917, por exemplo, manteve-se numa excelente terceira posição mesmo após quase um mês em cartaz em toda a América do Norte. O longa faturou mais US$ 9 milhões e agora possui US$ 132,5 milhões na bilheteria americana. Trata-se da segunda maior bilheteria para um longa sobre a Primeira Guerra Mundial (sempre renegada nos cinemas americanos, em comparação com a muito mais cinematográfica Segunda Guerra), atrás apenas de… Mulher-Maravilha, o blockbuster da DC que faturou US$ 413 milhões. No entanto, o longa já superou filmes como os épicos de Steven Spielberg e David Lean Cavalo de Guerra e Lawrence da Arábia. Nada disso leva em conta a inflação (os US$ 45 milhões de Lawrence em 1962 seriam US$ 495 milhões hoje em dia), mas talvez o sucesso do filme leve a mais produções sobre a Grande Guerra.

 

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Entre os indicados deste ano, 1917 só fica atrás do megahit Coringa (US$ 335 milhões) e do sucesso de Tarantino Era Uma Vez Em… Hollywood (US$ 142,4 milhões). No entanto, o drama de guerra deve ultrapassar este último nos próximos dias, e também muito provavelmente indicados passados ao maior prêmio da indústria do cinema americano, como Os Miseráveis (US$ 148,8 milhões), Trapaça (US$ 150 milhões), La La Land (US$ 151,1 milhões) e Django Livre (US$ 162,8 milhões).

 

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Considerando que quase dois terços dos indicados ao Oscar de Melhor Filme (incluindo os lançados pela Netflix) não arrecadaram sequer US$ 100 milhões na bilheteria americana, pode-se dizer que 1917 está muito acima da média. Trata-se de um autêntico blockbuster criado pela temporada de premiações, muito como os citados La La Land, Django Livre e os também muito violentos Bravura Indômita (US$ 171 milhões), O Regresso (US$ 184 milhões) e Dunkirk (US$ 190 milhões).

 

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Também indicado ao prêmio de Melhor Filme, Adoráveis Mulheres possui bons US$ 102,6 milhões após sete semanas em cartaz, mais ou menos na média para um filme indicado desta década. Mesmo que não leve muitas estatuetas, o elogiado filme de Greta Gerwig deve superar as bilheterias não ajustadas do indicado em 2011 Cisne Negro (US$ 107 milhões) e do indicado em 2014 Capitão Phillips (US$ 107,1 milhões).

 

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Ford vs Ferrari, com US$ 116,3 milhões, praticamente empatou com O Lobo de Wall Street, com US$ 117 milhões. Finalmente, o sul-coreano Parasita chegou a US$ 35 milhões. Pode não parecer muito, porém trata-se da sexta maior bilheteria nos EUA (não ajustada) para um filme de língua não-inglesa, impressionante quando a indisposição dos norte-americanos em ver longas de outros países e preferir aguardar pelo remake Hollywoodiano virou motivo de piada. Além disso, trata-se do maior sucesso da pequena distribuidora Neon, que lançou o muito comentado longa de Bong Joon-Ho e atual vencedor do Oscar de Melhor Filme na América do Norte com estrondoso sucesso e uma estratégia vencedora nas premiações e bilheterias.

 

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Afora isso, muitos longas não foram indicados ao prêmio principal da Academia, mas ainda assim conquistaram imenso sucesso nas bilheterias. É o caso de Entre Facas e Segredos, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, que arrecadou excelentes US$ 159 milhões nos EUA, por enquanto mais do que qualquer indicado ao Oscar de Melhor Filme afora Coringa. Finalmente, o suspense Jóias Brutas, muito comentado na internet por trazer unanimemente a melhor atuação da carreira do comediante Adam Sandler e premiado no Independent Spirit Awards, possui quase US$ 50 milhões, a maior bilheteria da pequena distribuidora independente A24, responsável por alguns dos filmes indie mais aclamados e ousados dos últimos anos (Sob a Pele, Ex_Machina: Instinto Artificial, A Bruxa, O Lagosta, O Farol, o vencedor do Oscar de Melhor Filme Moonlight, entre outros).

 

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Bilheteria internacional

 

Não é apenas nos EUA onde os filmes indicados tem feito sucesso. 1917 arrecadou US$ 155 milhões fora da América do Norte e tem um total global de US$ 287,3 milhões, a terceira maior bilheteria global entre os indicados deste ano, atrás apenas do bilionário Coringa e de Era Uma Vez Em… Hollywood (US$ 371 milhões). Quer 1917 ultrapasse o filme de Tarantino ou não, tendo custado US$ 100 milhões, o filme já é lucrativo para seus estúdios. Ou seja, cumpriu seu objetivo de trazer prestígio e dinheiro a eles.

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Ford vs Ferrari tem US$ 218 milhões globalmente. O filme não deve ser lucrativo para seu estúdio, a Fox, digo, Disney, dado o seu orçamento de US$ 100 milhões. Ainda assim, este é o tipo de longa que agora os novos donos da extinta Raposa querem apostar, o tipo de filme que traz prestígio entre críticos e premiações para os estúdios. 

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Outro filme da Fox (agora Searchlight Pictures, também possuída pela Disney) na temporada deste ano é Jojo Rabbit. Nos EUA, a comédia sombria de Taika Waititi vencedora do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado não decolou muito, com apenas US$ 30 milhões. Globalmente, porém, o garotinho alemão e seu amigo Hitler imaginário se saíram muito melhor, com US$ 44 milhões na bilheteria internacional para um total de US$ 74,2 milhões. É um valor mais de 5 vezes superior ao seu orçamento de US$ 14 milhões, tornando o longa mais lucrativo do que Ford vs Ferrari, e um número global decente para um filme envolto em tanta controvérsia (quem diria que Coringa não foi o longa mais polêmico da atual temporada, hein?).

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Adoráveis Mulheres também deve ser bastante lucrativo. Sua bilheteria global de US$ 177 milhões é quase quatro vezes e meia superior ao seu custo de produção de US$ 40 milhões. Finalmente, Parasita possui US$ 167 milhões em todo o globo, US$ 72 milhões dos quais vieram de seu país de origem, a Coréia do Sul, onde lá o longa é uma das maiores bilheterias da história.

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O sucesso de filmes adultos como 1917, Adoráveis Mulheres e Era Uma Vez Em… Hollywood, surpreendentes como Entre Facas e Segredos e ousados como Parasita, Coringa e Jóias Brutas é boa notícia para o cinema em todo o mundo. Mostra que o público está disposto a comparecer a longas distintos, aclamados e com visões únicas de seus cineastas, e não apenas aos blockbusters da Marvel ou aos remakes de desenhos animados da Disney. E um grande recado na era em que os serviços de streaming tentam ser ainda mais fortes.

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E você, qual seu filme preferido do Oscar do último ano? Algum dos indicados ao prêmio de Melhor Filme? Ou um dos “deixados de fora”, como Jóias Brutas? Comente com a gente.

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