Godzilla vs. Kong: sucesso da internet vai conseguir uma boa bilheteria?

Godzilla vs. Kong: sucesso da internet vai conseguir uma boa bilheteria?

Godzilla vs. Kong: sucesso da internet vai conseguir uma boa bilheteria?

Quase dois meses antes de sua estreia e Godzilla vs Kong já é um sucesso. Bem, ao menos na internet. Seu trailer tornou-se o mais assistido em 24 horas...

Godzilla vs. Kong: sucesso da internet vai conseguir uma boa bilheteria?
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Quase dois meses antes de sua estreia e Godzilla vs Kong já é um sucesso. Bem, ao menos na internet. Seu trailer tornou-se o mais assistido em 24 horas da história para um filme da Warner Bros., superando The Batman e Duna. Ele foi visualizado no canal do YouTube da distribuidora 15,8 milhões de vezes, e nas contas do Twitter relacionadas ao longa 9,8 milhões de vezes, totalizando nada menos que 25,6 milhões de visualizações em um dia.

Instantaneamente o trailer tornou-se um meme, e praticamente dividiu a internet. Há fãs que preferem o lagarto gigante dos filmes japoneses, enquanto outros optaram por tomar o lado do gorila. Quem sairá vencedor dessa briga? Ainda não sabemos, mas ambos os monstros contam com legiões de defensores na internet.


Claro, colocar dois personagens famosos para brigar é uma ótima estratégia para atrair a atenção dos fãs. Cinco anos atrás, Capitão América: Guerra Civil também dividiu a internet entre apoiadores de Tony Stark e de Steve Rogers. O resultado? Mais de US$ 1,15 bilhão em bilheteria ao redor do mundo, o maior filme de 2016 globalmente. Naquele mesmo ano, o marketing da WB gerou um hype para a briga entre Batman e Superman, gerando um gigantesco fim de semana de abertura de US$ 423 milhões mundialmente em março (a bilheteria final do filme acabou sendo menor que o esperado graças à recepção ruim do longa de Zack Snyder).

Dessa forma, Godzilla vs Kong tem chances de ter uma ótima bilheteria, certo? Bem, eu não teria tanta certeza. Para começar, os dois personagens estão vindo de filmes que não foram exatamente o estouro de bilheteria de um longa do MCU ou da DC. O lagartão já apareceu nas telonas duas vezes em sua atual franquia americana. Seu primeiro longa, de 2014, arrecadou US$ 524,9 milhões, um resultado mediano considerando seu orçamento de US$ 160 milhões. Já o segundo, lançado em 2019 e intitulado Rei dos Monstros, foi praticamente um fiasco: apenas US$ 386 milhões, o que não foi o suficiente para cobrir seu orçamento de US$ 170 milhões e os gastos com marketing. Para piorar, as críticas foram bem ruins: apenas 43% no Rotten Tomatoes.


Já King Kong, por outro lado, vem de uma carreira um pouco menos conturbada. Sim, o personagem foi a estrela do épico de 2005 de Peter Jackson, cuja bilheteria ficou relativamente abaixo do esperado (US$ 562 milhões, tendo custado US$ 207 milhões). Em 2017, porém, o macaco gigante retornou em Kong: A Ilha da Caveira, que obteve críticas decentes (75% no Rotten Tomatoes) e bilheteria razoável: a um custo de US$ 185 milhões, ele arrecadou US$ 567 milhões ao redor do globo, e isso enfrentando outros hits de bilheteria como Logan e o bilionário remake de A Bela e a Fera.


Aqui no Brasil, o sucesso do trailer se torna ainda mais surpreendente quando olhamos os números de bilheteria dos monstros. O Godzilla de 2014 levou 1,32 milhão de pessoas aos cinemas, número razoavelmente bom considerando que ele competia com vários heróis da Marvel (O Espetacular Homem-Aranha 2 e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido). Quase três anos depois, A Ilha da Caveira saiu-se ainda melhor, com 1,91 milhão de ingressos vendidos. Por outro lado, Rei dos Monstros foi um fiasco total: apenas 538 mil ingressos, menos da metade do público de seu antecessor.

Godzilla vs Kong, por sua vez, terá de enfrentar dois desafios. O primeiro é o fato de que nenhum filme sobre monstros gigantes arrecadou mais do que US$ 600 milhões na bilheteria global, com exceção dos da franquia Jurassic Park/World. O segundo é a própria pandemia. Ainda não sabemos como estará o número de casos, quantas pessoas já estarão vacinadas e quantos cinemas estarão abertos quando os dois monstros chegarem, no final de março. Por esse motivo, nos EUA o longa sairá ao mesmo tempo nos cinemas e no serviço de streaming do estúdio, a HBO Max, tal como Mulher-Maravilha 1984 em dezembro.


Enfim, suponhamos que haja condições para Godzilla vs Kong se tornar popular, seja alcançando boa bilheteria ou assistido na HBO Max. Será que todo o interesse da internet irá se traduzir em bons números de audiência? Será que todos os memes demonstram interesse real pelo longa (tal como ocorreu com Batman vs Superman e Guerra Civil) ou ele vai ter a mesma recepção mediana ou fraca dos longas anteriores das duas criaturas?

Bem, ao menos aqui no Brasil há a vantagem de tanto o Godzilla de 2014 quanto A Ilha da Caveira estarem disponíveis na Netflix – inclusive, o longa do lagarto gigante chegou a figurar entre os 10 mais assistidos do serviço nos últimos dias, provavelmente graças ao sucesso do trailer de Godzilla vs Kong. Por isso, quem não viu os últimos filmes dos monstros na telona pode redescobri-los no streaming

A Warner espera que toda essa atenção inesperada se converta em boa bilheteria quando o longa chegar em março. Vamos ver se os memes da internet significam interesse real pelo filme ou não. Afinal, não vai adiantar nada para a WB se os fãs ficarem comentando o trailer, mas quando o longa chegar nas telonas o público optar por esperar ele chegar numa Netflix da vida.

© 2019-2022 Legado Plus, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL