Frozen 2 se torna a 5ª maior animação da história!

Pensou que a chegada de Star Wars: A Ascensão Skywalker iria prejudicar Frozen 2? Nada disso: a segunda aventura das irmãs Anna e Elsa continuou sua excelente carreira nos...

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Compartilhe: Tiago
Publicado em 26/12/2019 - 19h24


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Pensou que a chegada de Star Wars: A Ascensão Skywalker iria prejudicar Frozen 2? Nada disso: a segunda aventura das irmãs Anna e Elsa continuou sua excelente carreira nos cinemas americanos e globais, enquanto se aproxima da bilheteria (não ajustada) de seu predecessor.

 

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Em seu quinto fim de semana em cartaz nos EUA, Frozen II arrecadou mais US$ 13 milhões. No total, o longa possui incríveis US$ 387,2 milhões na bilheteria americana – o 6º maior filme do ano no país até a noite de domingo, embora o longa provavelmente já tenha ultrapassado Homem-Aranha: Longe de Casa (US$ 390,5 milhões) enquanto você lê este artigo.

 

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Mesmo enfrentando a aguardada (e abaixo do esperado) abertura de Star Wars: A Ascensão Skywalker e a segunda semana de Jumanji: Próxima Fase, Frozen II caiu apenas 32% em comparação com seus números na semana anterior. Ou seja, apesar da forte competição, a animação ainda permanece como uma das principais opções para o público familiar em cartaz – e, a não ser que Um Espião Animal supere as expectativas, a segunda aventura do boneco de neve Olaf deve se manter bastante forte durante as festas de início de ano e até o início de janeiro.

 

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É uma situação similar à enfrentada por outra bem sucedida animação deste ano, Toy Story 4. Em sua quinta semana, o longa da Pixar caiu apenas 26%, mesmo enfrentando a abertura de outro blockbuster da Disney (O Rei Leão) e um da Sony (Homem-Aranha: Longe de Casa, que estava na terceira semana). Mesmo com tal competição, Toy Story 4 ainda encerrou sua carreira com ótimos US$ 434 milhões.

 

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A este ponto, já é certo que Frozen II irá superar os US$ 400,7 milhões ajustados pela inflação de seu predecessor, lançado em 2013. Uma performance similar à Toy Story 4 pós quinta-semana o leva a US$ 446,4 milhões, garantindo-se como a quarta maior bilheteria de 2019 (atrás de Vingadores: Ultimato, O Rei Leão e, presumivelmente, A Ascensão Skywalker, a não ser que este último caia brutalmente nos próximos dias, uma triste tendência apontada por seus números no fim de semana). Entretanto, Frozen II não superaria a bilheteria ajustada pela inflação de seu predecessor (US$ 448 milhões), da mesma forma que Toy Story 4, embora tenha superado os valores originais da segunda e terceira parte da saga dos brinquedos (US$ 245,8 milhões e US$ 415 milhões), não tenha alcançado seus números ajustados (US$ 437 milhões e US$ 479,1 milhões). Em outras palavras, Toy Story 2 e 3 levaram menos pessoas aos cinemas na América do Norte do que o quarto filme da franquia, e o mesmo aconteceria com os dois Frozen, caso este segundo termine com menos de US$ 448 milhões.

 

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Por outro lado, uma performance pós-quinta semana mais parecida com as do O Grinch do ano passado ou de Zootopia leva Frozen II a totais entre US$ 470 milhões e US$ 480 milhões, não só corrigindo esse problema como aproximando-o da bilheteria não ajustada de Procurando Dory (US$ 486 milhões). Finalmente, por mais improvável que possa parecer, uma performance similar ao do primeiro Frozen após a quinta semana leva o segundo filme a sair de cartaz com, bem… absurdos US$ 808 milhões.

 

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Parece incrível, porém, Frozen chegou ao final de sua quinta semana, em 23 de dezembro de 2013, tendo arrecadado US$ 192 milhões nos EUA. No entanto, o filme só foi sair de cartaz em meses depois, com US$ 400,2 milhões na bilheteria americana. E como isso foi ocorrer? Não só Frozen teve um grande impacto cultural no zeitgeist da época, como também este mesmo impacto foi turbinado pela falta de concorrentes entre filmes familiares. Os principais adversários da premiada animação musical ou eram blockbusters de ação para adolescentes e jovens adultos (O Hobbit: A Desolação de Smaug, Jogos Vorazes: Em Chamas) ou dramas adultos tentando a sorte na temporada de premiações daquele ano (Trapaça, 12 Anos de Escravidão, O Lobo de Wall Street, Ela, entre vários outros). 

 

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Afora alguns filmes menores (como O Que Será de Nozes?, que de toda forma ainda faturou mais de US$ 60 milhões nos EUA), Frozen praticamente não teve adversários entre longas infantis até a estreia de Uma Aventura Lego, em fevereiro de 2014. Ainda assim, mesmo decorridos mais de dois meses após sua estreia, e com a bem sucedida animação de Phil Lord e Chris Miller estreando com excelentes críticas e bilheteria surpreendente, Frozen ainda ficou em cartaz por mais tempo e faturou pouco mais de US$ 30 milhões.

 

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Não creio, porém, que uma performance rara como esta irá ocorrer com Frozen II. Em primeiro lugar, apesar de bem sucedido, o longa não capturou a imaginação do público da mesma forma que o primeiro, algo comum de se ocorrer em continuações de filmes muito adorados (pense em Batman: O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge, por exemplo). Além disso, a disputa este ano será bem mais difícil do que há seis anos, com Um Espião Animal e Jumanji: Próxima Fase oferecendo forte disputa pelo público infantil. Há também A Ascensão Skywalker, que, apesar de pertencer a uma franquia em declínio, obviamente alcançará uma bilheteria bem maior (nos EUA, pelo menos) do que A Desolação de Smaug.

 

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Assim, comparado com a performance do primeiro Frozen em sua quinta semana (faturamento de US$ 19,6 milhões, queda de 13% em relação à semana anterior), Frozen II demonstra estar perdendo fôlego bem mais rápido. Ainda assim, um total acima dos US$ 440 milhões não é nenhum motivo para se envergonhar, pelo contrário – mostra que o amor pela franquia continua forte como antes.

 

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Na bilheteria internacional, Frozen II faturou mais US$ 31,6 milhões em cerca de 50 países. O musical tem sido um sucesso gigsantesco no Extremo Oriente, com seus maiores mercados fora dos EUA sendo a China (US$ 115,1 milhões, uma das maiores bilheterias para uma animação ocidental no país), Coréia (US$ 90 milhões) e Japão (US$ 76 milhões).

 

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No total, o filme já faturou ótimos US$ 720 milhões na bilheteria internacional, o quinto maior de 2019 até o momento e o também a 5ª maior da história para uma animação ocidental (contando o remake de O Rei Leão). Somado com a bilheteria americana, o filme tem nada menos que US$ 1.107 bilhão globalmente, mais uma vez a 5ª maior bilheteria global da história para uma animação (ou a 4ª, se você considerar o controverso remake deste ano da Disney), e a 28ª maior em geral. 

 

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Tendo deixado Toy Story 4 (US$ 1.073 bilhão) para trás, Frozen II é a 5ª maior bilheteria global de 2019. Nos próximos dias, o filme certamente vai subir para a 3ª posição, assim que ultrapassar Capitã Marvel (US$ 1.128 bilhão) e Homem-Aranha: Longe de Casa (US$ 1.131 bilhão). Surpreendentemente, o filme vai travar uma disputa com A Ascensão Skywalker pela medalha de bronze de 2019 – o nono Star Wars terá uma difícil batalha pela frente.

 

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E você, está ansioso para a chegada de Frozen II ao Brasil em janeiro? Comente com a gente!

 

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Bilheteria EUA 20/12/19 a 22/12/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Star Wars: A Ascensão Skywalker 1 177.383.864 177.383.864
2- Jumanji: Próxima Fase 2 26.505.147 102.316.512
3- Frozen II 5 12.980.927 387.214.888
4- Cats 1 6.619.870 6.619.870
5- Entre Facas e Segredos 4 6.503.186 89.952.095
6- O Escândalo 2 5.109.146 5.518.427
7- O Caso Richard Jewell 2 2.583.372 9.561.031
8- Queen & Slim 4 1.847.230 36.595.995
9- Ford vs Ferrari 6 1.846.348 102.007.956
10- Natal Sangrento 2 1.838.015 7.286.665

 

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