Como o jogo de Batman Begins influenciou a franquia Arkham; entenda

Como o jogo de Batman Begins influenciou a franquia Arkham; entenda

Como o jogo de Batman Begins influenciou a franquia Arkham; entenda

De toda a linha de super-heróis da DC Comics, nenhum tem mais adaptações de videogame do que o próprio Cavaleiro das Trevas. Começando com Batman no Amstrad e ZX...

Como o jogo de Batman Begins influenciou a franquia Arkham; entenda
Imagem: Reprodução | Divulgação
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De toda a linha de super-heróis da DC Comics, nenhum tem mais adaptações de videogame do que o próprio Cavaleiro das Trevas. Começando com Batman no Amstrad e ZX Spectrum de 1986, o Cavaleiro das Trevas teve inúmeros de títulos de videogame e sendo bastante popular na indústria.

 


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Mas apesar da grande quantidade de jogos do Batman, poucos são lembrados hoje em dia. A excelente franquia Arkham da Rocksteady é frequentemente apontada como a experiência definitiva de videogame do herói, mas o jogo Batman Begins realmente estabeleceu um pouco de base para os jogos da Rocksteady.


Lançado em 2005 para Xbox, PlayStation 2 e GameCube, Batman Begins segue de perto a história de sua contraparte cinematográfica. Embora o jogo seja bastante curto, chegando a pouco menos de cinco horas, a mecânica de jogo e sua apresentação geral marcaram muitos jogadores na época. Para os fãs da franquia Arkham, alguns elementos centrais podem parecer um pouco familiares.

Batman Begins tem apresentação surpreendentemente de alta qualidade

Como o jogo de Batman Begins influenciou a franquia Arkham; entenda


Embora possa parecer que foi ontem para alguns, 2005 foi há quase duas décadas, e muitos jogos daquela época estão realmente começando a mostrar sua idade. Enquanto os jogos que adotaram uma abordagem mais estilística da direção de arte ainda parecem bastante decentes hoje, como o Psychonauts original e TimeSplitters: Future Perfect, jogos que escolheram um estilo de arte mais realista tendem a parecer muito mais ásperos.

Enquanto Splinter Cell e Call of Duty 2 empurraram os limites no passado, revisitá-los agora serve apenas para destacar até que ponto os gráficos realistas chegaram desde então. Dito isto, Batman Begins é um jogo surpreendentemente bonito, mesmo quando mantido nos padrões de hoje.


Apesar de algumas animações de personagens que envelheceram mal, Batman Begins consegue capturar muito bem a atmosfera de seu material de origem. A iluminação é usada de forma muito eficaz ao longo do jogo para dar a cada ambiente aquele visual, agora icônico, dos filmes de Nolan, com janelas emitindo um brilho laranja misterioso e o céu noturno mostrando uma lua gigantesca.

Enquanto a franquia Arkham opta por um design visual mais baseado em quadrinhos, os aspectos mais realistas dos visuais parecem bastante semelhantes a Batman Begins, com sky-boxes e arquitetura de aparência semelhante. Isso é evidente nos estágios de direção de Batman Begins, onde os jogadores estão passando por baixo de arcos que são distintamente de Gotham, assim como os jogadores fazem em Arkham Knight.

Os cenários do Arkham Asylum também possuem um design visual bastante semelhante aos ambientes internos de Batman Begins, com texturas e layouts de parede semelhantes. Essa comparação parece ainda mais adequada quando os jogadores passam a maior parte do local se esgueirando pelas aberturas do Asilo, algo com o qual os fãs de Arkham estão muito familiarizados.

Os modelos de personagens em Batman Begins também são surpreendentemente bem polidos, com as semelhanças dos atores sendo usadas para todo o elenco principal. A grande maioria do elenco do filme também empresta suas vozes ao jogo, o que adiciona um novo nível de autenticidade e polimento à experiência. O jogo também tem uma física de capa impressionante, que seria um aspecto elogiado de Arkham Asylum.

Estabelecendo as bases da jogabilidade para os Arkham

Como o jogo de Batman Begins influenciou a franquia Arkham; entenda

Embora grande parte da apresentação visual e de áudio de Batman Begins possa ser teorizada como base para os jogos de Arkham, é a mecânica central do jogo que mais provavelmente inspirou a franquia estelar da Rocksteady. Em particular, as mecânicas furtivas e de combate do jogo compartilham algumas semelhanças interessantes com a franquia Arkham.

Um pouco da jogabilidade de Batman Begins gira em torno de mecânicas furtivas leves que incumbem o jogador de se esgueirar por um ambiente, neutralizando capangas um por um, geralmente de cima. Em um golpe muito semelhante ao Arkham, os jogadores podem até usar uma queda vertical para agarrar um inimigo abaixo deles.

Batman Begins também usa sua mecânica furtiva para alimentar um sistema de medo, pelo qual quanto mais inimigos são derrubados por Batman, mais assustados eles ficam, indicado por um monitor de frequência cardíaca no canto superior esquerdo do HUD.

Depois que inimigos suficientes forem eliminados e o medidor de medo atingir o máximo, todos os inimigos restantes ficarão completamente vulneráveis ​​aos ataques corpo a corpo do Homem-Morcego. Maximizar o medidor de medo também permitirá que o jogador interrogue o último inimigo restante, que é outro elemento encontrado nos jogos de Arkham.

Embora Batman Begins não use o engenhoso combate de fluxo livre dos jogos Arkham, ele compartilha algumas semelhanças com a franquia da Rocksteady. Usando o motor de Mortal Kombat 4, o combate de Batman Begins é comparável a um brawler, com ênfase em unir socos e chutes para criar um combo e proteger o golpe ocasional de um oponente.

O verdadeiro ponto de semelhança entre o combate de Arkham e Begins é a adição de lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo. Enquanto o jogador não pode contra-atacar seus oponentes em Batman Begins, ele pode mirar em um alvo, enquanto usa multi-ataques para danificar todos os inimigos ao seu redor.

Falta a fluidez da mecânica de fluxo livre de Arkham, e a câmera pode ficar presa facilmente, mas a capacidade de enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo era um conceito bastante novo para um jogo do Batman na época. Outros elementos de Arkham também estão em Batman Begins, como a habilidade de deslizamento, juntamente com uma seleção de gadgets que ajudam no combate e quebra-cabeças ambientais.

As missões de condução em Batman Begins também podem evocar imagens semelhantes de Arkham Knight, já que a mecânica de impulso do Tumbler é uma reminiscência da funcionalidade do Batmóvel. Não está claro se a franquia Arkham foi diretamente influenciada pelo jogo Batman Begins, mas é fácil traçar várias comparações importantes entre os dois.

É interessante ver o quão longe os jogos do Homem-Morcego chegaram, em um período de tempo relativamente curto. Batman Begins está disponível no GameCube, PlayStation 2 e Xbox. Mas e você, quais seus pensamento sobre o jogo? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais!

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Créditos: Gamerant

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