Cinefantasy 12: Festival gratuito apresenta o melhor do cinema fantástico. Veja como assistir!

Considerado o mais importante festival de cinema fantástico do Brasil e entre os maiores da América Latina, o Cinefantasy chega à sua 12ª edição com um total de 119...

Cinefantasy-12-Festival-gratuito-apresenta-o-melhor-do-cinema-fantastico.-Veja-como-assistir-Legado-plus
REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Yuri Gonçalves
Publicado em 10/9/2021 - 20h52


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Considerado o mais importante festival de cinema fantástico do Brasil e entre os maiores da América Latina, o Cinefantasy chega à sua 12ª edição com um total de 119 filmes de 34 países.

O evento acontece de 09 a 19 de setembro, de forma híbrida, na plataforma Innsaei.TV e sessões presenciais em Fortaleza, no Ceará (Cineteatro São Luiz), com toda programação gratuita.

Publicidade

A Mulher de Luz Própria

A grande homenageada desta edição é a atriz e diretora Helena Ignez, ícone total do cinema nacional, que recebeu o prêmio de público na 9ª edição do Cinefantasy, com a obra “Fakir”. O festival celebra a carreira da atriz, protagonista de obras icônicas, como “O Bandido da Luz Vermelha”, “Copacabana mon Amour”, entre outros.

O festival vai exibir os filmes “A Miss e o Dinossauro”, “Canção de Baal”, “Feio, Eu?”, “Luz nas Trevas”, “Ossos”, “Poder dos Afetos”, “Reinvenção das Ruas”, e o documentário “A Mulher de Luz Própria” de Sinai Sganzerla, na plataforma SPCine Play.

Publicidade

Clique aqui para assitir, e confira aeguir o mini doc de apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=UjJU-dLcWPo

Publicidade

Competitiva de curtas

A Mostra de Curtas conta com um total de 86 títulos, de 22 países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Indonésia, Itália, México, Noruega, Peru, Reino Unido, Taiwan e Turquia

Os filmes selecionados integram as 13 mostras competitivas, divididas pelos temas: Horror, Ficção Científica, Fantasteen, Fantasia, Estudante, Brasil Fantástico, Amador, Pequenos Fantásticos, Espanha Fantástica e Animação.

Publicidade

Além disso, o Cinefantasy traz o pioneirismo mundial do gênero fantástico nas mostras Mulheres Fantásticas, Fantástica Diversidade e Fantastic Black Power.

Acessando este link você pode conferir todas as mostras temáticas.

Publicidade

Longas de ficção

Já a Mostra de longas de ficção conta com um total de 16 títulos, de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Etiópia, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Reino Unido, Rússia e Tailândia, sendo 15 produções e coproduções inéditas no Brasil e na América Latina.

Com curadoria de Monica Trigo, presidente da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivaldes de Cine Fantastico, a América Latina ganha força nesta edição com oito longas. Entre os destaques, a Première Mundial do filme “As Almas que Dançam no Escuro”, do premiado diretor Marcos DeBrito (Condado Macabro) e o premiado “Carro Rei”, da pernambucana Renata Pinheiro, protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele.

Publicidade

Acessando aqui, você confere e assiste a todos os filmes da programação.

Documentários

A Mostra Documentários traz 09 longas de países como Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Brasil e Índia, a maioria inéditos no Brasil. Entre eles: “Kalpavigyan: Uma Jornada Especulativa”, de Arunava Gangopadhyay, primeiro documentário sobre a história de Bangla Kalpavigyan e sobre a ficção científica indiana; o francês “Nós Somos as novas Quimeras”, de Mathias Averty, que mostra a última edição do “Feux de Beltane” (Festival do Fogo de Beltane), uma celebração secreta para os fãs de Black Metal, através de um retrato de 6 frequentadores do festival.

Publicidade

Continuando, temos o espanhol “Arcadeologia”, de Mario-Paul Martínez Fabre, segue os passos da associação Arcade Vintage que se encarrega de preservar o legado do videogame; o canadense “Paraíso Perverso”, de Naddine Madell com uma exclusiva visão do mundo de uma dominatrix de elite, a Deusa Alexandra Snow.

A curadoria é da jornalista e documentarista Flávia Guerra. Assista aqui.

Publicidade

Mulheres Fantásticas

Pela primeira vez, a curadoria de um festival fantástico é composto somente por mulheres. A lista conta com quinze nomes, entre eles Flávia Guerra (Longas de Documentário), Graciela Guarani (Brasil Fantástico), Julia Katharine (Espanha Fantástica),e Monica Trigo (Longas de Ficção).

A diretora do festival, Monica Trigo declarou:

O cinema fantástico é um gênero com potencial criativo que permite viagens por territórios desconhecidos e inéditos, exercícios de imaginação, mas que também apresenta pautas atuais e necessárias, por isso, iniciamos a produção do festival trazendo o tema espinhoso do “Assédio no Cinema” para o centro dos nossos debates. Mas no meio do caminho, o grupo Talibã voltou ao poder no Afeganistão e lançamos nosso olhar para as meninas e mulheres que podem perder seus direitos à educação, ao trabalho, à liberdade de circulação e à vida. Deixamos aqui o nosso grito pela segurança e contra todas as formas de discriminação e abuso. Nós não vamos nos silenciar sobre as violências. É também o nosso papel

O corpo do júri também é formado somente por mulheres, no total, 45 juradas, entre elas, Cíntia Domit Bittar, Claudia Ruiz (Argentina), Cristiane Arenas, Daina Giannecchini, Danny Barbosa, Kátia Coelho, Kátia Nascimento, Malu Andrade, Minom Pinho, Sandra Becerril (México), Sabrina Greve e Simone Matos,

Publicidade

Os premiados receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe para a categoria Fantastic Black Power, e as produções brasileiras concorrem a vários prêmios de parceiros institucionais do festival.

Além disso, os melhores filmes brasileiros de curta e longa-metragem serão indicados para o disputado Prêmio FANTLATAM, premiação internacional da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.

Publicidade

ATIVIDADES PARALELAS

O 12º Cinefantasy apresenta uma série de debates e workshops durante o evento. Entre eles “Afrofuturismo: Novas Narrativas”, e o debate “Mulheres no Cinema + Representatividade”, com Sinai Sganzerla, Kátia Coelho e Cristina Amaral e mediação de Julia Katharine .

Confira a programação no link.

Publicidade

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

A programação do 12º Cinefantasy conta também com a exposição “Elas Estão Comigo”, de Daniela Távora, que acontece online, no site oficial do festival (www.cinefantasy.com.br), de 01 de setembro a 01 de dezembro.

Com a participação de artistas convidadas, Vanessa Gil, Gisele Ramires, Virgínia Di Lauro, Neide da Cunha Pinto, Ambrosina Daguerre, a exposição traz uma série de obras produzidas em várias mídias tais como texto, vídeo, desenho e áudio sobre relações artísticas e influências que mulheres exercem nas trajetórias umas das outras.

Publicidade

A exposição é composta por desenhos construídos a partir de alegorias dedicadas a cada uma.

Clique aqui para conferir!

Publicidade

Redes sociais – Cinefantasy

Serviço:
12º CINEFANTASY – de 09 a 19 de setembro de 2021
Onde: Innsaei.TV (https://innsaei.tv/) e Spcine Play (www.spcineplay.com.br) – Online. Acesso Gratuito

Publicidade



Sair da versão mobile