Bilheteria Brasil: Animais Fantásticos 3 é a menor abertura da franquia em 10 anos

Décimo primeiro filme ambientado no Mundo Mágico criado por J.K. Rowling, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore liderou as bilheterias brasileiras no último fim de semana.   Publicidade  ...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Tiago
Publicado em 19/4/2022 - 23h15


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Décimo primeiro filme ambientado no Mundo Mágico criado por J.K. Rowling, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore liderou as bilheterias brasileiras no último fim de semana.

 

Publicidade

      LEIA TAMBÉM!

 

O longa arrecadou R$ 19,3 milhões e vendeu 924 mil ingressos para as salas nacionais entre quinta e domingo. Contando com os números de segunda, Animais Fantásticos 3 possui um total de quase R$ 24 milhões e 1,18 milhão de público em cinco dias.

Publicidade

Se comparado com o público de abertura dos longas anteriores da franquia Harry Potter, Os Segredos de Dumbledore fica bem atrás. Afinal, trata-se da primeira vez desde O Enigma do Príncipe, lançado em julho de 2009, que um filme do Wizarding World vende menos de 1 milhão de ingressos em seu primeiro fim de semana. Isso também ocorreu com seu antecessor, A Ordem da Fênix, que saiu em julho de 2007.

Mas aí tem uma pegadinha: o único motivo pelo qual Enigma e Ordem tiveram primeiros fins de semana abaixo do 1 milhão foi porque seu lançamento oficial ocorreu numa quarta-feira, o que diluiu os resultados entre sexta e domingo. Desse modo, os dois fizeram “apenas” 873 mil e 978 mil ingressos no fim de semana em si, porém, se levarmos em consideração os números de quarta e quinta, Ordem e Enigma venderam respectivamente 1,54 milhão e 1,85 milhão de ingressos em cinco dias.

Publicidade

Desde então, os últimos capítulos da saga de Potter, As Relíquias da Morte – Parte 1 e Parte 2, estrearam normalmente numa sexta-feira (em novembro de 2010 e julho de 2011) e venderam 1,25 milhão e 1,55 milhão de ingressos em três dias. Já Animais Fantásticos 1 e 2 chegaram em novembro de 2016 e de 2018, após a determinação da Ancine de que as estreias cinematográficas passassem a ocorrer na quinta-feira. Seus públicos de estreia foram de respectivamente 1,3 milhão e 1,2 milhão em quatro dias.

Em resumo, Os Segredos de Dumbledore obteve o menor público de abertura da série Animais Fantásticos até o momento, bem como o menor do Mundo Mágico criado por Rowling, em quase 13 anos.

Publicidade

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é o novo capítulo da saga de Newt Scamander!

Dito isso, vale ressaltar que isso só ocorreu porque aqui no Brasil a franquia costuma ter estreias bastante fortes. Se deixarmos a comparação com a saga mágica de lado, a abertura de Segredos de Dumbledore foi muito boa para os padrões da atualidade. 

Publicidade

Afinal, foi a segunda maior estreia do ano e a quarta maior desde a reabertura das salas no Brasil, perdendo apenas as de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (4,52 milhões), Batman (1,53 milhão) e Eternos (1,09 milhão), porém superando as de Venom: Tempo de Carnificina (876 mil) e Sonic 2 (827 mil).

Mesmo assim, os longas da franquia de Rowling não costumam ter desempenhos muito fortes após sua estreia – os mais recentes venderam em média 30% de seu público final só no primeiro fim de semana. Se ocorrer o mesmo com Animais Fantásticos 3, ele sairá de cartaz com pouco mais de 3 milhões de público, abaixo da média da saga mas ainda bastante sólido para os padrões pandêmicos.

Publicidade

Continue ligado no Legado Plus para saber todas as novidades do universo pop!




Sair da versão mobile